A Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) é uma Organização Não Governamental (ONG) que desde 2001 trabalha na região da alta bacia do rio Guapiaçu para proteger e restaurar os ambientes naturais remanescentes de mata atlântica, trazendo benefícios para a biodiversidade e garantindo a qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos da região.
Durante esses doze anos, a REGUA reflorestou aproximadamente 120 hectares de áreas degradadas, capacitando e utilizando mão de obra local, desenvolveu atividades de educação ambiental como o projeto “Jovens Guardas”, que encoraja os estudantes locais a se tornarem membros responsáveis em suas comunidades, conscientes das ameaças ao meio ambiente. A REGUA desde sua fundação apoia a pesquisa da bacia do rio Guapiaçu recebendo inúmeros pesquisadores, de diferentes instituições, nacionais e internacionais.
O patrocínio da Petrobras, por meio do Projeto Guapiaçu Grande Vida, veio contribuir com o trabalho já desenvolvido pela REGUA, com a proteção de áreas de mata, restauração florestal de 100 hectares, educação ambiental e mobilização social na região da alta bacia do Rio Guapiaçu. Com isso os trabalhos já desenvolvidos pela Instituição ganharam mais visibilidade e estão tendo a oportunidade de ampliar a escala das atividades.
O Projeto Guapiaçu Grande Vida, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, chega ao seu último ano com a proposta de reunir as pesquisas que estão sendo realizadas na sub-bacia do rio Guapiaçu e promover uma ampla discussão sobre o desafio da conservação na região.
Por isso o projeto promoverá o Encontro Científico REGUA, que acontecerá no período de 12 a 14 de maio de 2015. O evento é voltado para Universidades e Instituições parceiras que atuam ou já atuaram com pesquisas na área da sub-bacia. Neste encontro haverá um espaço para discussão e apresentação de trabalhos sobre Geotecnologias e Conservação da região.
As inscrições poderão ser feitas de 10 de fevereiro até 30 de abril de 2015 através do site.
A data limite para o envio de trabalhos é 15 de março. As cartas de aceite serão enviadas até 15 de abril pelo comitê científico do evento.
Para maiores informações, acesse o site do Projeto Guapiaçu Grande Vida.