O Instituto de Pesquisas Espaciais da Índia (ISRO) está se preparando com tecnologia de navegação geoespacial indiana para substituir o sistema de navegação americano, o GPS.
O ISRO, juntamente com cientistas do Centro de Aplicações Espaciais (SAC), realizou uma reunião em Bengaluru em dezembro de 2015 com fabricantes de telefones celulares e outros desenvolvedores de dispositivos, sobre o Sistema Indiano Regional de Navegação por Satélite (IRNSS, na sigla em inglês), e de como a tecnologia de navegação desenvolvida pode ser integrada com telefones celulares, Sistema de Informação Geográfica (SIG) e outros dispositivos. A proposta da reunião foi explicar os benefícios de se utilizar a tecnologia indiana, uma vez que os sete satélites do IRNSS entrarão em sistema operacional até Julho de 2016.
Segundo os especialistas do ISRO, a tecnologia indiana é mais precisa do que o GPS americano. Para utilização, o Instituto recomenda a instalação de um pequeno hardware em dispositivos portáteis, com o qual o dispositivo pode receber o sinal da Banda S do IRNSS via satélite e para incluir um código no software móvel que permite que o dispositivo possa receber sinais da Banda L. Dois tipos de serviços serão prestados pelo sistema, um padrão para uso civil e um serviço restrito e criptografado para uso militar.
O ISRO tem planos para fornecer os sinais referente a todo o planeta o que, segundo o Instituto, será possível em julho de 2016 com todos os sete satélites lançados e em fase operacional. O quinto satélite será lançado em 20 janeiro e o lançamento dos dois últimos estão previstos até março de 2016. Os dados fornecidos por IRNSS serão precisos para quase 20 m de resolução e poderão ser usados em aeronaves e rotas de transporte, smartphones e outros dispositivos.
O jornal India Times citou um oficial sênior do ISRO: “Ambos sinais das bandas L e S recebidos da constelação dos sete satélites do IRNSS serão calculados por um software incorporado, que reduzirá significativamente os erros causados por perturbações atmosféricas. Este, por sua vez, dá uma precisão de localização de qualidade superior ao sistema GPS americano”.
Fonte: LabGIS – Adaptado de The Tech Portal e American Bazar