publicidade

Palestra online vai abordar GNSS RTK para levantamentos com mais eficiência e sem erros

publicidade

Os receptores GNSS RTK são hoje, uma das tecnologias mais utilizadas em obras de infraestrutura, como estradas, pontes, etc.. Porém, mesmo com todo o avanço da tecnologia e as facilidades de uso, ainda existem muitas dúvidas sobre como operar esses equipamentos no dia-a dia. Confira dicas para facilitar o seu trabalho com GNSS RTK

Já não é novidade que as inovações tecnológicas nos receptores GNSS trazem ao profissional alta produtividade e agilidade na aquisição de dados, otimizando seu tempo em campo e garantindo qualidade na informação armazenada.

E justamente por isso é importante usar a tecnologia GNSS RTK com responsabilidade, conhecendo muito bem esta tecnologia e todo seu potencial!

GNSS RTK para Todos

Em parceria com o GEOeduc, a Métrica Tecnologia convida os profissionais interessados a participarem gratuitamente, nessa sexta-feira (29/1) às 11h  da palestra online com o tema “GNSS RTK: Dicas para elaborar um levantamento com mais eficiência e sem erros”, ministrada pelo geógrafo Felipe Miano e mediado pelo coordenador de cursos do Instituto GEOeduc Eduardo Freitas, para disseminarmos e trocarmos conhecimento. 

Recomendado a profissionais que estão iniciando levantamentos com a tecnologia RTK ou ainda àqueles que gostariam de aprofundar seus conhecimentos, este webinar abordará formas de obter maior eficiência e reduzir os erros de operação em seu manuseio.

Confira o que será abordado:

Inscreva-se AGORA MESMO e garanta sua vaga!

O instrutor da palestra online será Felipe Miano. Geógrafo pela Unesp com especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela FATEP Piracicaba e pós-graduando em Gestão de Negócios pela USP. Atua como Gestor de Equipamentos na Métrica Tecnologia.

Por dentro do GNSS RTK

O posicionamento usando a técnica GNSS RTK vem sendo aos poucos incorporado, no Brasil, nas atividades que envolvem levantamentos cadastrais e hidrográficos, mineração, monitoramento de veículos, controle preciso de maquinário, entre outras aplicações.

RTK significa Real Time Kinematic – ou posicionamento cinemático em tempo real – e alia a tecnologia de navegação por satélites a um rádio-modem ou a um telefone GSM para obter correções instantâneas.

Algumas aplicações de engenharia exigem que o processamento e fornecimento das coordenadas sejam obtidos instantaneamente, sem a necessidade de pós-processamento dos dados.

A técnica de posicionamento RTK é baseada na solução da portadora dos sinais transmitidos pelos sistemas globais de navegação por satélites GNSS. Por sua vez, uma estação de referência provê correções instantâneas para estações móveis, o que faz com que a precisão obtida chegue ao nível centimétrico.

A estação base retransmite a fase da portadora que ela mediu, e as unidades móveis comparam suas próprias medidas da fase com a recebida da estação de referência. Isto permite que as estações móveis calculem suas posições relativas com precisão milimétrica, ao mesmo tempo em que suas posições relativas absolutas são relacionadas com as coordenadas da estação base.

RTK para Georreferenciamento

A Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais do Incra (Lei 10.267 de 2001) prevê o uso de equipamentos GPS RTK para levantamentos precisos de imóveis.

Na Norma são citadas soluções baseadas na fase da portadora com solução das ambiguidades e com correção diferencial pós-processada e link de comunicação para solução em tempo real, que deve ser de alta velocidade entre a unidade de referência e a unidade móvel.

Segundo a norma, influenciam na precisão a proximidade da estação de referência, condições atmosféricas, geometria da configuração de satélites, multicaminhamento na estação móvel, qualidade dos receptores, agilidade do algoritmo de busca de ambiguidades em tempo real e velocidade de transmissão do link de comunicação.

Veja mais:

Radio Technical Comittee for Maritime Service

Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo



Fonte: Instituto GEOeduc

publicidade