publicidade

Unesp desenvolve pesquisa sobre história geológica do Pantanal brasileiro

publicidade

Pesquisa é desenvolvida pela Unesp de Rio Claro

Debaixo da planície inundável do Pantanal está escondida uma importante História da evolução do nosso planeta. Rochas pré-cambrianas, que ocorrem como colinas e montanhas que circundam as planícies quaternárias, são o registro dos ciclos e da evolução dos antigos supercontinentes Rodínia e Gondwana, da origem da vida animal e de drásticas mudanças climáticas globais.

Texto assinado por Lucas V. Warren, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp de Rio Claro, e Fernanda Quaglio, Marcello G. Simões, Bernardo T. Freitas, Mario L. Assine e Claudio Riccomini, apresenta os mais recentes dados geocronológicos, descobertas paleontológicas e modelos tectônicos disponíveis para começar a entender a história geológica do daquilo que milhões de anos depois viria a se tornar o Pantanal brasileiro.

O texto traz informações que ajudam a responder perguntas sobre a formação das grandes massas continentais do passado, o início da produção dos esqueletos pelos animais e a era das grandes glaciações neoproterozoicas, em que nosso planeta foi inteiramente recoberto por geleiras. Investigando as rochas que estão abaixo do Pantanal, é possível descobrir quão incrível e complexo era nosso mundo no pré-cambriano.

Acesse o texto em
http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F698_2014_326

Fonte: UNESP

publicidade
Sair da versão mobile