WebSIG foi criado para visualizar a consulta mais aproximada dos terrenos
Além dos mapas já disponíveis desde o dia 17 para apreciação pública, o IPUF lançou na última terça-feira (25) – ainda em caráter experimental – o Sistema de Informação Geográfica Web (WebSIG), uma ferramenta que possibilita a verificação das propostas do Plano Diretor de Florianópolis com o zoneamento primário.
Uma das grandes responsabilidades do IPUF é justamente a questão da transparência, deixar claro à população neste anteprojeto quais são as áreas essenciais de preservação, quais as ferramentas previstas para que se garanta o crescimento sustentável de Florianópolis.
Embora o IPUF entenda o Plano Diretor como um projeto amplo que contempla a cidade como um todo, a solicitação dos cidadãos por mapas mais elucidativos motivou este Instituto a desenvolver uma nova forma de visualização dos mapas de modo mais efetivo, visando a dirimir dúvidas dos interessados.
O Plano Diretor é uma lei complexa, que define os rumos do desenvolvimento de uma cidade. O modelo adotado no início de 2006, quando se iniciou o processo de revisão do atual Plano, foi o de incorporar às leis vigentes à época – 001/97 (Distrito Sede) e 2193/1985 (Balneários) – elementos importantes trazidos pelo Estatuto da Cidade, bem como matérias que poderiam ser leis independentes, o que resultou em um modelo de plano bastante robusto e ainda mais complexo do que o de muitas outras cidades.
É importante ressaltar que o WebSIG, disponível no link https://qgiscloud.com/kaliu/websigflorianopolis ainda está em refinamento pela equipe técnica do IPUF.
Veja também: Inpe nomeia Ricardo Galvão como novo diretor e publica Plano Diretor 2016-2019