Veja nesse replay uma introdução à aerofotogrametria com Drones, comparação com outros métodos, tipos de equipamentos e sensores, métodos de operação e aplicações
Em 2015, enquanto o PIB total nacional retraiu 3,8%, o setor agrícola cresceu 1,8%, mostrando seu imenso potencial. Mesmo assim, busca-se cada vez maior eficiência. Por outro lado, a preservação ambiental é uma preocupação constante, inclusive através de programas governamentais com este objetivo.
E os Drones podem – e devem – ser excelentes aliados tanto no setor ambiental como no agronegócio, diminuindo custos e aumentando a produtividade.
Pensando nisso, aconteceu na última quarta-feira (23/11) uma palestra online de Introdução aos Drones para Meio-Ambiente e Agricultura, ministrada por Thiago Tomé, na qual foi feita uma introdução à aerofotogrametria com Drones, comparação com outros métodos, tipos de equipamentos e sensores, métodos de operação e aplicações.
Participe do DRONEShow Online!
Garanta sua vaga no DroneShow Online, capacite-se com alguns dos maiores especialistas do setor e tire suas dúvidas em tempo real!
Próximo curso:
24 DE NOVEMBRO – DRONES PARA MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
14h30 às 17h30
Seja para o mapeamento de regiões com interesse ambiental, monitoramento de áreas protegidas ou para a geração de informações temáticas, os Drones podem ser grandes aliados para a sustentabilidade e biodiversidade, com ganhos de escala e redução de custos.
Tópicos do curso:
• Introdução a aerofotogrametria com VANT (Georreferenciamento, GSD, RTK, Pontos de controle, precisão dos dados…)
– Operação de campo com VANTs
• Comparação entre Drones e outros métodos
• Diferença entre multirotor e asa fixa
• Métodos de operação
• Câmeras e sensores
• Câmeras multi/hiper espectrais
– Resultados do processamento das imagens
– Possibilidades de cálculos (Medições, volumetria, relevo, perfil topográfico…)
– Saúde da vegetação (Índice NDVI)
– Machine Learning: Contagem de plantas,
• Aplicações: Prevenção; Controle; e Recuperação
• Cases em Controle Ambiental
Instrutor: Bruno Fernandes Barkemeyer
Formando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina; Trabalhando na Horus desde início de fevereiro de 2015; Gerente de pesquisas e aplicações para aeronaves não tripuladas;Produção de conteúdo de marketing e conteúdos técnicos (eBooks, infográficos, aplicações, etc); Especialidade em processamento e pós-processamento de imagens aéreas; Ministrante do curso de operação de VANTs; Produção do conteúdo técnico do curso online de aerolevantamento em parceria com a TecnoDrone.
Instrutor: Thiago Tomé
Gerente Comercial da Horus Aeronaves, formado em Administração de Empresas na UFSC. Marketing Digital. Produção de conteúdos técnicos da Horus (e-Books, Blog, infográficos e aplicações). Palestrante na área de uso de drones na agricultura e meio-ambiente.
O uso de veículos aéreos não tripulados conta com um grande potencial no setor de obras civis. A economia de tempo, dinheiro e a maior segurança para os funcionários são questões importantes para esse mercado que já dá sinais de retomada do crescimento. Veja como aumentar a produtividade e melhorar os resultados com o monitoramento de obras através dos Drones.
Fonte: DroneShow