Os dados do satélite Radarsat agora estão disponíveis também na plataforma de dados geoespaciais da DigitalGlobe. Entenda
A DigitalGlobe, distribuidora mundial de imagens da Terra e informações sobre o nosso planeta, acaba de anunciar um acordo com a MacDonald, Dettwiler and Associates para disponibilizar dados do satélite Radarsat-2 na plataforma de Big Data Geospatial GBDX, desbloqueando novas aplicações tornadas possíveis pela combinação de dados de satélites óticos e de radar.
O satélite Radarsat-2, da MDA, coleta dados de radar de abertura sintética (SAR, na sigla em inglês) que dão aos usuários a capacidade de ver a Terra dia e noite, em todas as condições climáticas. Com o conteúdo de SAR no GBDX, os usuários terão acesso facilitado a conteúdos e ferramentas na nuvem.
A primeira ferramenta que foi integrada ao GBDX é baseada na capacidade de detecção de mudanças baseada em radar da MDA, que fornece um meio confiável para detectar alterações causadas por atividades humanas ou naturais. As capacidades de imageamento do Radarsat-2 e a capacidade de ver através da chuva e das nuvens o tornam uma escolha clara para monitorar a mudança em grandes áreas com níveis de resolução de cinco metros ou melhor.
Por exemplo, os dados do Radarsat-2 podem ser combinados com imagens óticas da DigitalGlobe para detecção de uso ilegal. Usuários podem acessar o GBDX para identificar todas as imagens do Radarsat-2 para as áreas de interesse durante um determinado período de tempo, executar a detecção automática de mudanças para identificar áreas candidatas para atividades ilícitas e, em seguida, recuperar imagens óticas de alta resolução dessas áreas para uma inspeção mais próxima.
Saiba mais sobre GBDX em https://platform.digitalglobe.com/gbdx/