Estudo de mercado será de suma importância para planejamento das estratégias e decisões de investimentos e posicionamento das empresas, além de mostrar a força econômica do setor
Quantos drones existem no Brasil? Quantos empregos diretos são gerados? Quais os setores da economia que mais usam a tecnologia? Qual é o volume de negócios do setor? Quais os índices de satisfação dos usuários com a tecnologias, as marcas e prestadores de serviços? Quais os investimentos previstos pelos contratantes nos próximos anos? Respostas a estas e muitas outras perguntas serão respondidas após a conclusão da primeira pesquisa sobre o mercado de drones no Brasil.
A plataforma Dronegócios e o Instituto Datacenso vão realizar um estudo de inteligência de mercado, com o objetivo de levantar o perfil de ofertas e demandas de drones para aplicações corporativas no Brasil, considerando toda a cadeia produtiva (fabricantes, importadores, distribuidores, prestadores de serviços e os compradores/clientes), bem como identificar as necessidades dos públicos-alvo e as novas oportunidades de mercado.
Esta pesquisa de mercado será de suma importância para o planejamento das estratégias e decisões de investimentos, além do posicionamento das empresas, além de mostrar a força econômica do setor.
Mercado ofertante
Alguns dos dados a serem mapeados da cadeia produtiva do setor (fabricantes, importadores, distribuidores e prestadores de serviços de todos os tipos) serão:
• Levantar o número de empregados diretos e indiretos (escolaridade, cargos, entre outros);
• Levantar a infraestrutura atual das empresas (m2, capacidade instalada, tipos de equipamentos, etc.);
• Levantar os tipos de produtos e serviços oferecidos pelas empresas;
• Levantar a participação – em percentual – do faturamento por produto e serviço;
• Levantar a participação – em percentual – do faturamento por setor/atividade;
• Levantar o crescimento do faturamento do setor em estudo nos últimos e nos próximos dois anos;
• Levantar os investimentos (equipamentos, capacitação) realizados nos últimos anos;
• Levantar a distribuição geográfica das empresas; e
• Identificar as principais críticas e sugestões visando maior competitividade.
Mercado demandante
Dados a serem levantados dos contratantes de serviços e compradores de produtos (agricultura, florestal, mapeamento, inspeção de obras, segurança, seguros, gestão pública, defesa civil, mineração e filmagens profissionais, entre outros) serão:
• Levantar o perfil das empresas (porte, ramo de atividade, geografia, etc.) compradoras dos produtos e serviços;
• Levantar os modelos e marcas de drones (produtos e serviços) mais lembrados e preferidos no mercado, por segmento;
• Levantar o nível de conhecimento da tecnologia embarcada e seus benefícios;
• Levantar o valor do investimento na aquisição de drones (produtos e serviços) nos últimos anos, por segmento;
• Levantar o percentual de crescimento do investimento na aquisição de drones (produtos e serviços) nos últimos anos, por segmento;
• Levantar a quantidade e tipos de drones (produtos e serviços) que estão sendo utilizados, por segmento;
• Levantar a previsão de investimentos em drones (produtos e serviços) para os próximos anos, por segmento;
• Levantar as necessidades que o mercado busca e que atualmente não encontra;
• Levantar os fatores que levam na decisão entre a terceirização da prestação de serviço ou investimento na aquisição de equipamentos e treinamento de equipe própria, por segmento;
• Levantar o Índice de Satisfação Geral (IGS) com o mercado de drones (produtos e serviço), por segmento;
• Levantar o índice Net Promoter Score (NPS) – índice de promotores e detratores – com o mercado (produto e serviço), por segmento;
• Identificar as principais críticas e sugestões visando melhorias no mercado.
A pesquisa terá a coordenação do prof. Dr. Claudio Shimoyama, presidente do Instituto Datacenso, especializado em mapeamentos setoriais, com a assessoria técnica de Emerson Granemann, CEO da MundoGEO e idealizador da feira DroneShow e da plataforma Dronegócios.
Metodologia a ser utilizada no Estudo
Para este tipo de estudo e característica do mercado, a metodologia a ser utilizada será através da pesquisa quantitativa, com um questionário estruturado em conjunto com patrocinadores, MundoGEO/Dronegócios e Datacenso, sendo especifico aos públicos-alvo, contendo perguntas abertas, fechadas ou introdutórias.
O método de coleta para pesquisa quantitativa será web/telefone, junto aos públicos-alvo. A distribuição da amostra quantitativa será feita aleatória, probabilística simples sistemática (extração randômica), considerando o perfil das empresas ofertantes e demandantes.
Considerando que, no mercado ofertante, projeta-se um universo aproximado de 700 empresas – segundo Dronegócios/MundoGEO – será feita uma amostra de 100 entrevistas (fabricantes, importadores, distribuidores e prestadores de serviços) e 300 empresas demandantes (agronegócios, florestal, infraestrutura, mineração, energia, mapeamento, segurança, governo, transporte, entretenimento, inspeção e monitoramento de obras, entre outros), apresentando margem de erro de 5%, considerando um grau de confiança de 95%.
O trabalho de campo será realizado mediante supervisão, e do total dos casos, 20% (vinte por cento) serão submetidos a verificação/checagem por meio de novos telefonemas.
As empresas que patrocinarem o estudo, conforme o tipo, receberão um relatório final, com informações que permitirão entender como a marca/produto/serviço está posicionada no mercado. Permitindo, portanto, elaborar um plano estratégico mais assertivo e customizado, através da identificação do perfil geral do mercado ofertante e demandante, segmentado. Haverá uma apresentação de como será feito o estudo, para os patrocinadores, no dia 26 de outubro em São Paulo (SP) durante o IV Fórum Empresarial de Drones, com palestras e recomendações, de estratégias comerciais e de marketing, pelos realizadores.
Existem duas formas das empresas interessadas nas informações exclusivas participarem como patrocinadores da pesquisa:
1 – Investidores Categoria Ouro receberão um relatório completo, com análise por segmento e recomendações de marketing.
2 – Investidores Categoria Prata receberão um relatório geral sobre o setor.
Os dados coletados pelas instituições ofertantes e demandantes serão desindividualizados estatisticamente, havendo sigilo absoluto.
Interessados em saber mais informações sobre como patrocinar esta pesquisa, entrar em contato com emerson@mundogeo.com ou 41 3338 7789, ou ainda pelo formulário a seguir
Fonte: Dronegócios