publicidade

Replay: especificações, sensores e operação de Drones para Mapeamento

publicidade

Assista o replay na íntegra e veja como se capacitar nesta área

Os aerolevantamentos são essenciais para o trabalho de um profissional para gerar mapas, através da criação de mosaicos ortorretificados, topografia de terrenos e modelos digitais de superfície.

Independentemente do tipo de mapa escolhido, os dados contidos nele devem ser de alta qualidade, e é justmente nesse ponto que os drones conquistam cada vez mais adeptos.

Para falar sobre Drones no Mapeamento, foi realizada uma palestra online na última quarta-feira (28/3) com Pedro Gomes, da Horus Aeronaves, com moderação de Emerson Granemann, fundador da MundoGEO e idealizador da feira DroneShow.

“O webinar superou as expectativas, tanto em público como engajamento, tornando possível entender melhor a demanda de conhecimento dos profissionais para direcionar o conteúdo do curso na DroneShow para o que realmente importa e interessa aos inscritos”, comenta Pedro. “Ainda que tenham acontecido alguns problemas com o som e imagem, a moderação e cordialidade do Emerson deu o andamento esperado para perguntas e afins, tornando muito satisfatório poder compartilhar experiências e conhecimento”, conclui.

Assista o replay e fique por dentro das especificações, sensores, operação, processamento e resultados do uso de drones para mapeamento para diferentes aplicações.

Curso presencial Drones para Mapeamento

No dia 15 de maio, em São Paulo, acontece o curso Mapeamento com Drones, que vai abordar o mapeamento, operação, softwares e aplicações com o uso de drones.

Ementa do Curso:

• Conceitos básicos dos drones para mapeamento
• Características e especificações dos Drones pra Mapeamento
• Tipos de sensores e câmeras que podem ser embarcados
• Conceitos básicos de fotogrametria
– Configuração de câmera
• Softwares de voo
• Planejamento de Voo
• Boas práticas no planejamento de voo
• Conceitos básicos de processamento
• Softwares para processamento de imagens aéreas
– Tratamento de imagem
• Softwares para análise e geração de produtos cartográficos (SIG)
• Resultados do processamento de imagens (Ortomosaico, MDT, MDS, volumetria, curva de nível etc)
– Precisão e acurácia relativa e absoluta nos produtos gerados
– Georreferenciamento e pontos de controle
• Pós processamento: transformando dados em informação
– Comparação de resultados e controle de qualidade
– Padrões de produtos cartográficos comuns
• Exemplos e cases da aplicação de drones em cartografia

O instrutor será Pedro Gomes, Geógrafo graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atuou nas áreas de políticas públicas de habitação, cadastro e planejamento urbano, monitoramento ambiental e sensoriamento remoto. Conta com experiência de mais de quatro anos em mapeamento aéreo com uso dos drones e geração de resultados nas áreas de topografia e agronegócio.

Este curso faz parte da feira DroneShow 2018, maior evento de drones da América Latina que acontece de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP). O evento contará com 16 atividades entre seminários e cursos voltados para o mercado de drones e uma feira com mais 40 expositores.

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

Fonte: DroneShow

publicidade