publicidade

UFPA e Incra oferecem 50 vagas para curso de Especialização

publicidade

Maioria das vagas é destinada a beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária . Vagas restantes serão destinadas a profissionais de assistência técnica, servidores efetivos do Incra e egressos de cursos superiores de qualquer área. Inscrições somente até 21 de janeiro de 2019

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), lançaram edital de seleção para preenchimento de 50 vagas do curso de especialização em Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial Rural, com ênfase na formação profissional de pós-graduação lato sensu.

As vagas são destinadas aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) com nível superior e profissionais que atuam nessa área.

O curso de pós-graduação, com duração de dezoito meses, é fruto de parceria entre a UFPA e o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) que viabilizou os recursos para a realização do curso pela Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado em 5 de dezembro de 2018.

Conforme especifica o edital, 70% das vagas serão disponibilizadas obrigatoriamente para o público beneficiário do PNRA com nível superior e profissionais graduados pelo Pronera. As vagas restantes serão destinadas a profissionais de assistência técnica (ATES e ATER); servidores efetivos do Incra; e egressos de cursos superiores de qualquer área, na proporção de 10% para cada categoria.

As inscrições vão até às 18 horas de 21 de janeiro de 2019. Para se inscrever, o interessado terá que comparecer na secretaria da Faculdade de Geografia e Cartografia, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (Campus do Guamá), munido de documentos indicados no edital e com os formulários anexos ao mesmo devidamente preenchidos.

A seleção dos candidatos vai acontecer de 22 a 25 de janeiro e será feita por meio de entrevista; análise do Curriculum Vitae (CV) no modelo Lattes, da carta de intenções de pesquisa, bem como dos documentos que comprovem a situação de assentado ou beneficiário da reforma agrária. O resultado final será divulgado dia 29 de janeiro e a previsão de início do curso é para 11 de fevereiro.

Acesse o Edital de seleção da pós-graduação Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial Rural.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Pixabay

publicidade
Sair da versão mobile