publicidade

Aplicativo do Inpe para previsões climáticas recebe prêmio

publicidade

App fornece informações sobre a ocorrência de tempestades, rajadas de vento e chuvas de granizo, entre outras. Também pode ser aplicado para diminuir prejuízos provocados por eventos extremos na agricultura

O SOS Chuva – Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), venceu o Prêmio Péter Murányi 2019, destinado a trabalhos inovadores que melhorem a qualidade de vida das populações em desenvolvimento.

No ano passado, o prêmio foi concedido à pesquisa que associou o vírus da Zika à microcefalia.

Um dos resultados do projeto SOS Chuva é um aplicativo que fornece informações sobre a ocorrência de tempestades, rajadas de vento e chuvas de granizo, entre outras.

Coordenado pelo pesquisador Luiz Augusto Toledo Machado, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, o projeto SOS Chuva usa uma série de instrumentos para medidas atmosféricas que fornecem dados ao estudo dos diferentes regimes de chuva do país.

Além de auxiliar na redução de mortes causadas por deslizamentos de terra e inundações, os dados do projeto podem ser aplicados para expandir a agricultura, por exemplo, diminuindo os prejuízos provocados por eventos extremos.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação

publicidade
Sair da versão mobile