publicidade

Paris anuncia recriação da paisagem da Torre Eiffel usando BIM

publicidade

Ao visualizar seus projetos em 3D, antes de serem construídos, a Prefeitura de Paris prevê uma redução de erros, maior clareza e colaboração com a equipe vencedora e uma oportunidade de envolver o público no processo

Em um evento realizado recentemente na Prefeitura de Paris, Gustafson Porter + Bowman foi nomeado o vencedor de uma competição para reconstruir os arredores da Torre Eiffel – área que inclui os Jardins do Trocadéro e Champ de Mars, assim como a Torre e sua esplanada.

O anúncio foi feito pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, juntamente com Jean-Louis Missika e Jean-François Martins, vice-prefeitos de Paris.

No ano passado, a Autodesk anunciou uma parceria com a Prefeitura de Paris para usar a metodologia BIM (Building Information Modeling) para criar um modelo 3D da área de 2,4 quilômetros quadrados nos arredores da Torre. O modelo foi revelado em maio de 2018, juntamente com os nomes das quatro equipes selecionadas para competir para redesenhar a área: Gustafson Porter + Bowman e BIM Services; AL_A e Quatorze-ig; Agence ter e Arcadis; e KOZ Architectes.

A Autodesk colaborou com as equipes durante o último ano para ajudá-las na viabilização de seus projetos, dando acesso a uma versão simplificada do modelo 3D no Autodesk Infraworks para que fosse utilizado durante os diferentes estágios do processo. A empresa também realizou workshops para ajudar as equipes a colaborar internamente e entender os desafios existentes, bem como definir os métodos de trabalho para a integração dos modelos.

Todos os quatro projetos foram revelados nesta semana, como experiências imersivas. Ao visualizar seus projetos em 3D, antes de serem construídos, a Prefeitura de Paris prevê uma redução de erros, maior clareza e colaboração com a equipe vencedora e uma oportunidade de envolver o público no processo. Os modelos também foram considerados pelo júri durante a análise final para entender melhor as quatro propostas, realizadas em um formato comum, e para experimentar as mudanças no local, colocando-se no papel de um futuro visitante.

A renovação da área da Torre Eiffel está prevista para ser concluída em tempo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e antes de outros grandes eventos que acontecerão na região, como a Exposição Universal 2025 e a Taça do Mundo de Rugby 2026. A reforma não é apenas estética, no entanto. Esta revitalização ajudará Paris a enfrentar desafios crescentes relacionados à energia, áreas verdes, redes de abastecimento, mobilidade, logística, gerenciamento de resíduos, segurança e inundações.

Agora que a equipe vencedora foi revelada, o público é convidado a compartilhar sua opinião sobre o design. Todos os quatro projetos estarão em exibição no Pavillon de l’Arsenal em uma exposição de um mês. A equipe vencedora considerará a opinião da população e implementará mudanças com base nas necessidades do projeto. Uma vez finalizado, ele passará por análises, simulações e aprovações oficiais necessárias, com o objetivo de garantir a licença de construção até o início de 2020, quando a revitalização poderá começar.

Confira os quatro projetos

Gustafson Porter + Bowman:

Amanda Levete Architects:

KOZ Architectes

Agence Ter

Confira o vídeo do processo do modelo 3D:

Geo e Drones na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação

publicidade
Sair da versão mobile