Referência para as ações de planejamento, monitoramento e gestão territorial, e para a atualização das informações dos recursos naturais do país, a Base Cartográfica Contínua do Brasil já está disponível na sua versão 2019.
O IBGE disponibilizou ontem (27/11), no seu portal na Internet, mais uma atualização desse importante conjunto de dados, na escala de 1:250.000 – BC250 (1cm = 2,5km).
Na versão 2019, a principal mudança está na divulgação da base em um novo modelo de dados, implementado de acordo com a versão 3.0 das Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV 3.0).
Nesta nova modelagem estão previstas 19 categorias de informação, sendo algumas delas resultantes de agregação e/ou separação de outras existentes na versão anterior, como Subsistema Aeroportuário (AER), Subsistema Dutos (DUT), Subsistema Ferroviário (FER), Subsistema Rodoviário (ROD), Subsistema Hidroviário (HDV), Limites e Localidades (LML), Classes Base do Mapeamento Topográfico em Grandes Escalas (GBGE), Cultura e Lazer (LAZ).
No processo de produção da versão 2019 da BC250 foi incorporado o uso das imagens do satélite Sentinel-2, obtidas em 2019. Isso permitiu a atualização de diversas informações constantes na versão lançada em 2017.
Também foram feitas campanhas de atualização em campo e utilizados insumos cartográficos de instituições parceiras. Os referenciais geodésicos e cartográficos utilizam o sistema de referência SIRGAS 2000, com sistema de coordenadas geográficas.
Formatos de arquivos e compatibilidade com softwares
O Programa de Atualização Permanente da Base Cartográfica Contínua tem por objetivo prover a sociedade de um conjunto de dados geoespaciais digitais, estruturado, contínuo e atualizado de todo o território brasileiro, na escala 1:250.000, permitindo obter informações relativas a posicionamento, nome geográfico e classificação dos elementos representados.
A BC250 está disponível em formatos livres (shapefile, geopackage e dump do PostGis), para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, e é compatível com diferentes softwares de leitura desse tipo de dado.
As informações cartográficas atualizadas estão disponíveis com detalhes na documentação técnica que acompanha os arquivos da base, disponível aqui.
A BC250 também pode ser acessada através da Plataforma Geográfica Interativa do IBGE, do geoportal da INDE e seus metadados podem ser encontrados no catálogo do IBGE.
Imagem: Divulgação