Acontece no dia 19 de maio pela manhã no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), um Curso de Mapeamento Ambiental usando Drones e na parte da tarde a segunda edição do Fórum de Observação da Terra & Meio Ambiente, com o objetivo de apresentar opções de plataformas de coleta de dados e projetos na área ambiental, ambos dentro da programação dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2020.

As vagas são limitadas. Quem se inscrever antecipadamente conta com desconto e ainda pode parcelar sem juros no cartão.

2º Fórum: Observação da Terra & Meio Ambiente

O Fórum vai reunir especialistas para discutir políticas públicas, avaliar as plataformas disponíveis de coleta e processamento de dados e apresentar projetos na área de monitoramento territorial e ambiental utilizando o Sensoriamento Remoto.

São esperados neste fórum profissionais ligados a gestão pública, defesa civil, ONGs e empresas privadas que atuam na área ambiental, infraestrutura, recursos naturais e agroflorestal.

1º Fórum de Observação da Terra, realizado em novembro passado na capital paulista dentro da programação do DroneShow e MundoGEO Connect PLUS

Curso de Mapeamento com Drones

No curso de Mapeamento com drones, o inscrito vai ficar por dentro da legislação, como escolher drones, conhecer o mercado e a precificação para serviços de mapeamento e estudos ambientais.

Este curso apresentará as principais leis e normas pertinentes ao uso de drones, além de uma visão panorâmica sobre o mercado de drones em mapeamento e meio ambiente no Brasil. Abordará também as características e escolha de drones para projetos.

Ao final, serão apresentados exemplos de precificação de serviços por meio de drones e os desafios deste mercado ainda em amadurecimento.

Este é um treinamento voltado a profissionais de várias áreas que precisem de subsídios para escolher a melhor aeronave, sensor e software de acordo com o escopo de seus projetos e queiram iniciar seus trabalhos em mapeamento e estudos ambientais.

Tópicos que serão abordados no curso:

• Legislação incidente – ANATEL, ANAC, DECEA, Ministério da Defesa e INCRA
• Procedimentos legais para realização de voos
• Mercado de mapeamento por meio de drones no mundo e no Brasil
• Características e especificações de drones para mapeamento e estudos ambientais
• Multirrotores e asas fixas – diferenças e qualidades
• Precificação de serviços
• Desafios legais, técnicos e comerciais no mercado de mapeamento e meio ambiente
• Conceitos em sensoriamento remoto e resoluções de sensores
• Câmeras e sensores disponíveis para embarcar em drones
• Conceitos de aerofotogrametria
• Introdução à execução de voos automáticos e captação de imagens
• Introdução ao processamento de imagens
• Exemplos de aplicações de drones em estudos ambientais
– Mapeamento cadastral
– Mapeamento e monitoramento de uso do solo
– Monitoramento geotécnico
– Monitoramento de processos erosivos e de assoreamento
– Estudos de rompimento de barragens e áreas afetadas
– Monitoramento de plantio e supressão de vegetação
– Monitoramento de PRAD
– Monitoramento de fauna
– Monitoramento de macrófitas aquáticas
– Diagnósticos em desastres e emergências ambientais

O instrutor será George Longhitano. Diretor da G drones, é geógrafo e mestre em geoprocessamento pela USP. Estuda e desenvolve aplicações de drones em mapeamentos desde 2005. Possui experiência de doze anos como coordenador de projetos e de nove anos como professor de cursos de graduação e pós-graduação de disciplinas de VANT e drones, sensoriamento remoto, geoprocessamento e cartografia.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Freia Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagens: Divulgação