Acontecem de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o 2º Fórum de Geo e Drones para Smart Cities e dois cursos de georreferenciamento de imóveis, um para o ambiente rural e outro para o urbano, dentro da programação dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2020.

As vagas são limitadas. Quem se inscrever antecipadamente conta com desconto e ainda pode parcelar sem juros no cartão.

2º Fórum de Geo e Drones para Smart Cities

Este fórum vai reunir especialistas para discutir as políticas públicas existentes e apresentar soluções geoespaciais essenciais para dar suporte às ações de fiscalização, saúde, trânsito, meio ambiente, planejamento, arrecadação e monitoramento da infraestrutura municipal para o gestor e também de participação da população contribuinte. Não há ‘smart city’ sem modelo da cidade e não há modelo de cidade sem informação georreferenciada.

São aguardados neste fórum especialistas, empresários da cadeia produtiva do setor e administradores públicos ligados à gestão municipal.

Curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais

As dúvidas que envolvem o Georreferenciamento de Imóveis Rurais e o uso do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) do Incra são comuns e frequentes entre os profissionais que atuam nesta área. Este curso avançado tem como objetivo dar uma introdução ao Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais e tirar as principais dúvidas de quem atua ou pretende atuar no setor com responsabilidade e qualidade.

É um treinamento voltado para profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, estudantes da área, registradores de imóveis e até proprietários de imóveis que desejam entender e acompanhar os trabalhos em seus imóveis.

Tópicos que serão abordados no curso:

• Sobre o Georreferenciamento
– Importância do Georreferenciamento para o Brasil e para os proprietários de imóveis rurais
– Diferença entre precisão e acurácia
– Reocupação de marcos certificados
– Utilização de vértices virtuais (quando utilizar e métodos para obtenção dos mesmos)
– Anuência dos confrontantes (como agir em caso de recusa da anuência)
– Usucapião e a certificação – quando e como certificar
– Reflexão do 1º módulo: As maiores dificuldades estão no campo ou no escritório?
• SIGEF – Desmembramento e Remembramento de Imóveis Rurais
– Documentação necessária para o SIGEF e para o registro de imóveis
– Diferença entre a área do perímetro e as áreas do desmembramento
– Como proceder no SIGEF (imóveis certificados antes e após a 3ª Norma Técnica)
– Reflexão do 2º módulo: após 6 anos e meio como anda o SIGEF? Está valendo a pena?
• Georreferenciamento e o profissional
– Precificação: como calcular os preços do Georreferenciamento
– As dificuldades encontradas no campo, escritório e cartório
– Como organizar os trabalhos para obter maior produtividade
– Importância e elaboração do contrato
– Como captar clientes
– Reflexão do 3º módulo: Como “driblar” a concorrência desleal?
• Notas devolutivas do Registro de Imóveis quando da solicitação de averbação do Geo
– Apresentação e estudo de vários casos reais, a fim de evitar erros
– Reflexão do 4º módulo: O cartório é “amigo” ou um obstáculo?
• Uso de drone no Georreferenciamento
– Como andam os trabalhos com drones no Georreferenciamento?
– Principais obstáculos encontrados
– Reflexão do 5º módulo: o que evoluiu nos trabalhos com drone no Geo?

A instrutora será Margarete Maria José Oliveira. Cursou Geoprocessamento no Instituto Federal de Goiás (IFG) e diversos cursos e seminários ligados à área de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Imagens de Satélite, Cadastro Ambiental Rural (CAR), dentre outros. É sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua como instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, levantamento em campo utilizando GPS e RTK , Reserva Legal, CAR, entre outros. Trabalha há mais de seis anos com Georreferenciamento de Imóveis Rurais e montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil. Participa como palestrante na conferência MundoGEO#Connect LatinAmerica, em seminários online MundoGEO e como articulista na revista MundoGEO, sobre o tema Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais.

Curso Georreferenciamento de Imóveis Urbanos

Ao longo das últimas décadas evoluem, no Brasil, os conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário. Esta evolução vem associada ao georreferenciamento de imóveis rurais, forma mais adequada de individualizar parcelas e direitos a ela associados em um único referencial confiável. Hoje, avançamos ainda mais na governança de terras com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter) e os projetos de Regularização Fundiária Urbana.

Neste curso serão abordados conceitos de Cadastro Técnico Multifinalitário e o Georreferenciamento de Imóveis Urbanos. É voltado a profissionais que atuam ou pretendem atuar neste setor, em âmbito público ou privado.

Tópicos que serão abordados no curso:

• Introdução ao Cadastro Técnico Multifinalitário
• Legislações e normas que impactam o georreferenciamento de imóveis urbanos
• Semelhanças e diferenças em relação ao georreferenciamento de imóveis rurais
• Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM)
• Tecnologias e métodos disponíveis para o georreferenciamento urbano
• Sinter – conceitos, realidade atual e perspectivas futuras


O instrutor será Alessandro Machado, Diretor da ABM Agrimensura. Engenheiro Civil e Engenheiro Agrimensor.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Freia Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagens: Divulgação