Acontecem de 19 a 21 de maio em São Paulo três Seminários sobre o uso das geotecnologias e drones nos setores de Infraestrutura, Transportes e BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), além de dois cursos de uso de drones para topografia e aerolevantamentos, dentro da programação dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2020.

As vagas são limitadas. Quem se inscrever antecipadamente conta com desconto e ainda pode parcelar sem juros no cartão.

Seminário de uso de Drones e Geo para Transportes

Este seminário vai reunir especialistas para apresentar como as soluções geoespaciais, incluindo os drones, estão sendo usadas em projetos na área de transporte rodoviário, metroviário, ferroviário e hidroviário.

São aguardados para este seminário especialistas e profissionais ligados a gestão pública e a empresas prestadoras de serviços na área de transportes.

Seminário: Geo, Drones e BIM na Infraestrutura

Este seminário vai reunir especialistas para apresentar soluções inovadoras no uso das geotecnologias, drones, BIM e suas aplicações em projetos e processos de planejamento, construção, manutenção, monitoramento e gestão de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, sistemas de transmissão de energia, etc.

São aguardados gestores e especialistas da administração pública e profissionais de empresas prestadoras de serviços na área de infraestrutura em geral.

Seminário: Topografia 3D e Laser Scanning

Este seminário vai reunir especialistas para apresentar projetos e conceitos para reforçar a crescente importância da Topografia 3D, além de apresentar as utilizações do Laser Scanning em projetos de engenharia, infraestrutura, mineração, entre outros.

São aguardados profissionais que atuam na área de arquitetura, engenharia, geologia em projetos de construção civil e infraestrutura.

Curso: Drones para Aerolevantamentos

Assim como a Aerofotogrametria tripulada, os levantamentos utilizando drones têm conceitos e legislação específica. Empresas de drones que atuam ou desejam atuar com Aerolevantamentos devem seguir as regras do Ministério da Defesa. Existem três categorias no processo de aerolevantamento nas quais as empresas podem requisitar o cadastro: A – para entidades que realizam todas as fases do aerolevantamento; B – para as entidades que realizam apenas a fase aeroespacial; e C – para as entidades que realizam a fase decorrente do aerolevantamento, isto é, recebem os originais de Aerolevantamento provenientes do voo e geram o produto primário e seus produtos decorrentes.

Neste curso os alunos vão aprender conceitos básicos sobre Aerofotogrametria em geral, e mais especificamente levantamentos utilizando drones (aeronaves, sensores, planejamento de voo, apoio em campo, processamento de dados e geração de produtos).

Este é um treinamento indicado para profissionais que já tenham conhecimentos básicos sobre drones para mapeamento e queiram se aprofundar no tema.

Tópicos que serão abordados no curso:

• Tipos de Drones e Câmeras para Aerolevantamento
• Softwares utilizados:
• Softwares de planejamento de missão
• Softwares de processamento para geração de ortomosaicos e MDS
• Softwares de tratamento de dados
• Definição da quantidade e da distribuição dos pontos de apoio
• Definição da escala do levantamento
• Levantamentos com Drones que possuem RTK embarcado
• Processamento dos dados
• Edição e avaliação da qualidade dos ortomosaicos gerados
• Geração de curvas de nível
• Extração de feições
• Avaliação dos modelos segundo PEC (Padrão de Exatidão Cartográfica)

O instrutor será Maurício Campiteli, Gerente de Produto VANT na Santiago & Cintra Geo-Tecnologias, Engenheiro Cartógrafo formado na FCT UNESP de Presidente Prudente. Trabalho com mapeamento aéreo com RPA dês de 2015, tanto na área de capacitação como em projetos de aerolevantamento para grandes obras de engenharia.

Curso: Drones para Topografia

Neste curso serão abordados teoria e exemplos práticos de fotogrametria por Drone, usando o modelo Phantom como exemplo, tipos de câmeras e sensores que podem ser embarcados nestes, além de aprender como proceder como realizar um voo autônomo e gerar produtos cartográficos, além das análises estatísticas a serem aplicadas para a validação do produto gerado e quais os melhores parâmetros a serem configurados no software de processamento, levando em consideração a aplicação que os dados serão usados.

O curso é voltado aos profissionais da área de agrimensura, cartografia e correlatas que atuam ou pretendam atuar com Topografia udando drones, com o objetivo de usar os dados derivados como insumo ou no desenvolvimento de projetos, e que já tenham conhecimentos básicos sobre o assunto.

Tópicos que serão abordados:

• Conceitos de Fotogrametria
• Tipos de câmeras e sensores
• APPs para planejamento de voo
• Legislação e normas sobre uso de Drones para Topografia
• Planejamento de voo
• Configuração de hardware para processamento
• Processamento básico dos dados
• Usando SRTM no planejamento e no voo
• Implantação de pontos de apoio e de check
• Parâmetros a usar no processamento de dados em área urbana ou rural
• Processando e gerando dados cartográficos
• Processamento e geração de MDT / Cálculo volumétrico
• Aplicando testes estatísticos e validando os produtos

O instrutor será Danilo A. Rodrigues, Diretor técnico e fundador da empresa GeoSurv Engenharia e Geomática. Empresa provedora de serviços na área de Agrimensura e Cartografia. Engenheiro Cartógrafo formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atuando há 13 anos no mercado de Geotecnologias.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Freia Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagens: Divulgação