Acontecem de 19 a 21 de maio em São Paulo três Seminários sobre o uso das geotecnologias e drones nos setores de Utilities, Energia e Mineração, além de cursos de Análise Espacial para Tomada de Decisões e Monitoramento de Obras, dentro da programação dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2020.

Seminário: Geo & Drones para Utilities

Este seminário vai reunir especialistas para apresentar como as soluções geoespaciais, incluindo os drones, estão sendo usadas em projetos na construção, gestão, manutenção preditiva e monitoramento contínuo de redes de saneamento, distribuição de água, energia elétrica, gás e comunicações.

Voltado a especialistas e profissionais ligados a gestão pública e a empresas prestadoras de serviços nas áreas de redes de serviços públicos.

Seminário: Geo & Drones na Energia

Este seminário vai reunir especialistas para apresentar como as soluções geoespaciais, incluindo os drones, estão sendo usadas em projetos na área de geração, transmissão e distribuição de energia, incluindo óleo e gás.

São esperados especialistas e profissionais ligados a gestão pública e a empresas prestadoras de serviços nas áreas de energia, inclusive na área de óleo e gás.

Seminário: Geo & Drones na Mineração

Este seminário vai reunir especialistas que têm demandas e utilizam as Geotecnologias, incluindo os drones, integradas a Indústria 4.0 para o setor de mineração, envolvendo as etapas de mapeamento, projeto, acompanhamento da implantação, manutenção preditiva e monitoramento contínuo.

Será um evento voltado a profissionais de órgãos públicos e empresas privadas que atuam ou pretendem atuar com drones e/ou geotecnologias nas áreas de mineração e afins.

Curso: Análise Espacial para Tomada de Decisões

O curso abordará a importância do olhar geográfico para a compreensão de fenômenos complexos. Será apresentado quais ferramentas um analista espacial pode utilizar para melhorar suas decisões, ou orientação a tomadores de decisões dentro das organizações. Será demonstrado como a incorporação da estatística espacial é um poderoso recurso para tomada de decisões estratégicas. Explicitaremos metodologias de análise espacial, com demonstração de cases de sucesso no brasil e no mundo.

Será um curso voltado a profissionais que atuem ou pretendem atuar nas áreas de geografia, arquitetura, engenharias, cartografia, agrimensura, administração e demais áreas correlatas. O curso tem o objetivo de abrir a mente dos alunos sobre a importância de uma adequada análise espacial para decisões estratégicas.

Tópicos que serão abordados:

• Análise Espacial como diferencial estratégico
– O pensar geográfico
– Ciclo de inteligência Geográfica
– Busca por padrões espaciais

• SIG e os Negócios
– Entendendo e aplicando as categorias de análise da Geografia em decisões de negócios: Lugar, Paisagem, Território , Região e Espaço;
– Interação entre a economia e a geografia econômica;
– Modelos Econômicos espaciais: Von Thünen (1826), Weber (1909) e Chirstaller (1933)

• Informação geográfica estratégica para comunicar decisões
– Como mentir com mapas? e como não ser enganado por um?
– Uma imagem fala mais que mil palavras, um mapa fala mais que mil imagens

• Estatística espacial em processos de decisões complexas
– Os principais aspectos da estatística espacial
– Impacto do ONDE
– Existem padrões no comportamento geográfico de todos os fenômenos

• Cases de aplicações da análise espacial para decisões complexas
– Salvando vidas (resposta e emergência)
– Ganhando guerras (Uso militar)
– Expandindo negócios (Geomarketing)
– Entendendo padrões sociais (Comportamento eleitoral)
– Melhorando qualidade de vida (Smart City)

O instrutor será Julio Ribeiro, Graduação e Mestrado em Geografia. Experiências profissionais nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo HUBSE, sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e AcademiaGIS Imagem/Esri BR. Fundador/presidente da APROGEO-MG. Experiência docente nas universidades UniBH, UNA e PUCMinas, São Judas Tadeu, Facens e FGV. Coordenou o curso de Geografia e foi diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia. Atuou como gerente de marketing na Imagem/EsriBR. Principais áreas de interesse:Educação, Análises espaciais e Smart Cities.

Curso: Monitoração de Obras

Para obtermos os resultados esperados sem surpresas indesejadas e principalmente garantir a segurança das pessoas e investimentos, o Monitoramento se prova cada vez mais essencial e indispensável. Novas tecnologias vêm contribuindo a cada dia com a evolução dos equipamentos e técnicas deste processo. Neste curso avançado serão apresentadas aplicações, dados obtidos, técnicas atuais, instrumentações de precisão utilizada utilizadas e produtos gerados, tanto para obras de menor porte quanto para barragens.

Este é um treinamento indicado a profissionais interessados no conhecimento de técnicas, tecnologias e metodologias, aplicadas em processos de monitoramento e avaliação de obras de pequeno a grande porte.

Tópicos que serão abordados:

• Introdução ao Mundo da Construção Digital
• Planejamento e antecipação de problemas
• Metodologias de coleta de dados e informações
• Digitalização de projetos e BIM
• Equipamentos e tecnologias de coleta de dados
• Auditoria Estrutural
• Monitoramento na construção civil
• Monitoramento de barragens e estruturas de grande porte
• Exemplos de fluxos de trabalho e produtos
• Discussão e estudos de caso

Os instrutores serão:

Miguel Menegusto, Equipe LATAM Geomatics Leica Geosystems. Com 8 anos de experiência em captura de realidade, faz parte do time de geomática da Leica Geosystems como Gerente de Produto para Scanning na América do Sul, auxiliando usuários a aumentarem a produtividade e a qualidade de projetos com Laser Scanning, Estações Totais e GPS em aplicações de Arquitetura, Construção, Mineração, Plantas Industriais e etc. Formado pela Universidade Federal do Paraná e Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo em Engenharia Cartográfica com extensão em Geodésia e Geoinformática.

Rogério Carlos Weigert Junior, Equipe Leica Geosystems, responsável pelas áreas de produtos e soluções voltadas ao Monitoramento de Barragens e Estruturas de grande porte. Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor – UFPR (Curitiba/Brasil). Pós-Graduado em Auditoria, Avaliação e Perícias em Engenharia – IPOG/PR Experiência profissional: com mais de cinco de 5 anos de experiencia nas áreas de Monitoramento de Estruturas e Auditoria Estrutural em obras de Engenharia e Construção Civil, atualmente faz parte do grupo Hexagon, na Leica Geosystems, contribuindo com as áreas de produtos e soluções voltadas ao Monitoramento de Barragens e Estruturas de grande porte.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagens: Divulgação