Acontecem de 19 a 21 de maio em São Paulo o Seminário GIS & Big Data e os cursos práticos de ArcGIS e QGIS, dentro da programação dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2020.

Seminário: GIS & Big Data

Este seminário vai reunir especialistas para apresentar as ferramentas e resultados de soluções inovadoras de integração da inteligência geográfica, ciência de dados e Big Data para tomada de decisões no setor público e privado.

Todas as organizações lidam com o desafio de buscar compreender e prever os fenômenos que afetam o seu negócio. A sociedade da informação e conhecimento exige uma maior capacidade de fazer análises mais profundos e também mais rápidas. O conhecimento geográfico alinhado as melhores práticas de TI estão revolucionando a maneira como as decisões são tomadas dentro das organizações. Vamos discutir desafios de implementação, cases de sucesso e as tendencias de mercado.”

São esperados especialistas em dados, gestores públicos e privados e prestadores de serviços relacionados.

Tópicos principais deste Seminário, entre outros:
• Inteligência Artificial > Machine Learning > Deep Learning
• Ciência de Dados Geoespaciais
• Big Data e Geo Analytics
• Tendências da Transformação Digital no setor de GIS

Curso Prático: QGIS Express

Este curso prático tem como objetivo ensinar conceitos e prática de Geoprocessamento utilizando o software livre QGIS. Serão fornecidos computadores para as atividades práticas, bem como apostila (em formato digital).

Este treinamento é de interesse especial para estudantes e profissionais de áreas como geografia, biologia, arquitetura, mineração, geologia, engenharia (diversas), topografia, agrimensura, agronomia, meteorologia, epidemiologia, veterinários, entre outras.

Tópicos que serão abordados no curso:

• Cartografia para Geoprocessamento
– Sistema de Referência
– DATUM e Sistemas de Coordenadas
– Códigos EPSG
• Primeiros Passos no Software QGIS
– Apresentação da Interface
– Inicialização de Projetos
• Mapeamento Temático com QGIS
– Simbologia e Rotulação
– Como Unir Tabelas de Dados com Mapas (Join)
– Geração de Mapas Temáticos no QGIS
– Mapas Qualitativos (Categorizados)
– Mapas Quantitativos (Graduados)
• Ferramentas do QGIS (Miscelânia)
– Cálculo de Áreas, Distâncias e Perímetros
– Como Obter (extrair) Coordenadas
– Gerar Camadas a partir de Coordenadas
• Trabalhando com Dados Raster
– Mosaico de Imagens
– Recorte de Imagens
• Layout de Mapas para Impressão
– Preparando o Mapa para Impressão

Instrutores:

Anderson Medeiros – Consultor em Geotecnologias. Foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias no MundoGEO#Connect 2017. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e ferramentas como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo.

Julie Eugênio – MSC. Eng. Urbana e Ambiental. Possui ampla experiência em Sistemas de Informações Geográficas, tendo atuado em grande entidades como Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Graduada em Tecnologia em Geoprocessamento (IFPB), com mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental (UFPB), atualmente cursa o Doutorado em Eng. Civil e Ambiental. Atua com Geoinformação desde 2003.

Curso Prático: ArcGIS para Mapeamento Temático

O ArcGIS é um dos softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) mais utilizados no mundo, principalmente por ser amigável e por contar com ferramentas e rotinas poderosas de geoprocessamento. Na área de mapeamento temático seu destaque é ainda maior e possibilita a criação de produtos cartográficos de altíssimo nível. Atualmente, através do ArcGIS, profissionais de diversas áreas, em diversos cantos do mundo, criam mapas incríveis aplicados a estudos ambientais, de engenharia, urbanísticos, agricultura, saúde, mineração e projetos que demandam análises espaciais complexas. O objetivo desse curso é ensinar as melhores práticas para elaboração de mapas temáticos utilizando o ArcGIS Pro. Serão fornecidos computadores para as atividades práticas, bem como apostila (em formato digital).

Público-alvo: Esse treinamento é direcionado para profissionais e estudantes de qualquer área que desejam aprender a elaborar mapas temáticos de forma profissional para diversos projetos e estudos.

Tópicos que serão abordados no curso:

• Sistemas de Informação Geográfica (GIS)
– Os pilares para você dominar qualquer software de Geoprocessamento
– O que é um SIG?
– Qual a estrutura de um SIG?
– Funcionalidades básicas do ArcGIS
• Tipos de Dados Utilizados no ArcGIS
– O que são dados vetoriais
– Tipos de dados vetoriais
– O que são dados matriciais
– Tipos de dados matriciais
– O que é Geopackage e Geodatabase
– Explorar dados vetoriais e raster no ArcGIS
• Ferramentas de Seleção Espacial
– Por que utilizar seleção espacial?
– Métodos de seleção no ArcGIS
– Introdução à linguagem SQL
– Trabalhando com ferramentas de seleção do ArcGIS
• Cartografia no ArcGIS
– O que é posicionar um objeto?
– Coordenadas Geográficas
– Coordenadas Projetadas
– Propriedades e distorções
– Forma da Terra e o Datum
– Projeção UTM
– Resumão: Sistemas de coordenadas e referência para SIG
– Analisando diferentes definições cartográficas
– Reprojetar camada
• Simbologia e Análise de Mapas
– Por que simbolizar seus dados?
– Simbologia x Atributos
– Simbologia Categórica
– Simbologia Quantitativa
– Métodos de classificação Quantitativa
– Normalização
• Introdução à Cartografia Temática
– Elementos de um mapa temático
– Fluxo de trabalho para criar um mapa temático no ArcGIS
– Elaborando meu primeiro mapa temático

Objetivos do curso:

• Aprender as funcionalidades básicas do ArcGIS
• Utilizar o ArcGIS para elaboração de mapas temáticos profissionais
• Dominar conceitos imprescindíveis para produção cartográfica
• Aprender as melhores práticas para simbologia e representação cartográfica

Instrutor: Ivan Leonardi – Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental na área de concentração em Avaliação de Bacias Hidrográficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018); Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2016); Geógrafo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) com ênfase em Geociências (2014); Aperfeiçoamento profissional na área de Topografia (2013). Experiência há mais de 6 anos em Geoprocessamento, atuando na área de estudos ambientais, elaboração de mapas temáticos para materiais didáticos e instrutor de cursos online e presenciais. Além disso, possui certificação internacional ESRI ArcGIS Desktop Associate 19-001.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagens: Divulgação