No dia 20 de maio, no período da tarde, acontece na capital paulista o Evento Especial: Geointeligência pela Defesa, dentro da programação do MundoGEO Connect e DroneShow 2020, com organização do MD – Ministério da Defesa*.

O Ministério da Defesa (MD) é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas (FA), constituídas pela Marinha do Brasil (MB), pelo Exército Brasileiro (EB) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), articulando as ações que envolvam estas instituições, individualmente ou em conjunto.

No que concerne ao Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), o MD o define como um programa gerenciado pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCSISE).

O PESE resulta das diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa (END) que orientam as FA a empregar o espaço para se tornar mais eficientes em suas operações e para contribuir com o desenvolvimento da indústria espacial brasileira.

No âmbito da Defesa, o programa provê a infraestrutura espacial necessária ao funcionamento de diversos projetos estratégicos, como o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), o Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) e o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), entre outros.

Essa infraestrutura também deve ser intensamente utilizada em suporte a ações de polícia e fiscalização dos mais variados ilícitos, contribuindo fortemente para a redução da violência e desses ilícitos no País.

Adicionalmente, todos os sistemas propostos pelo Programa são de uso dual (civil e militar) e integrado, o que proporciona benefícios diretos e indiretos para usuários do governo e de toda a sociedade brasileira, incluindo áreas como o agronegócio, proteção ao meio ambiente, além de colaborar para uma maior participação brasileira na crescente economia global do Espaço.

Por atribuição da END, a condução de todo projeto espacial de Defesa está a cargo do Comando da Aeronáutica, que possui significativa experiência na implantação de grandes projetos, como a criação da EMBRAER, do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e do SIPAM. Para conduzir o PESE, o Comando da Aeronáutica criou a CCSISE, que é responsável tanto pela elaboração como pela implantação do Programa, buscando sempre agregar ao PESE todas as necessidades de sistemas espaciais da MB, do EB, da FAB e do MD como um todo, concretizando a implantação de sistemas espaciais que incluem os lançadores, os centros de lançamento, os satélites e a infraestrutura terrestre associada para prover serviços de observação terrestre, Telecomunicações, mapeamento de informações, posicionamento, monitoramento do espaço e operação de sistemas espaciais.

Colaboração na produção do texto: CCISE/ DCTA/ FAB

Público-alvo: pesquisadores, empresários, estudantes e militares da área de geotecnologias espaciais, colaborando na busca nacional pela autonomia do acesso ao espaço e uso de seus produtos decorrentes.

Tópicos que serão abordados:

• A Geointeligência no Ministério da Defesa – Cel (EB) IVAN Carlos Soares de Oliveira – SITEC/ SC-2/ CHOC/ EMCFA

• O Centro de Lançamento de Alcântara: ready for liftoff – Brig Ar Rogério Luiz VERÍSSIMO Cruz – Asse Espc/ CHOC/ EMCFA

• O Sistema de Geoinformação de Defesa (SisGeoDef) – Cel (FAB) ELISEU Dias da Silva – SEGMA/ SUBILOG/ CHELOG/ EMCFA

• O Aerolevantamento em Território Nacional – CMG Frederico Carlos MUTHZ Medeiros de BARROS – SEGMA/ SUBILOG/ CHELOG/ EMCFA

• Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) – Brig Ar José Vagner VITAL – CCISE/ DCTA/ FAB

• Emprego de Imagens Orbitais em Operações Militares – Maj Brig Ar Ricardo Cesar MANGRICH – COMAE/ FAB

• Operações Verde Brasil e Amazônia Azul: importância do monitoramento sistemático por satélites – CMG Raimundo CAMARGOS – DIPRO/ CENSIPAM/ SG

O acesso a este evento é livre para os participantes que adquirirem o ingresso para visitar a feira dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2020, ou que estiverem inscritos em seminários, fóruns ou cursos.

*O MD – Ministério da Defesa – é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, articulando as ações que envolvam estas instituições, individualmente ou em conjunto.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no MundoGEO ConnectDroneShow 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais.

Será um verdadeiro festival de atrações: arenas com apresentações inovadoras; cursos básicos, avançados e práticos; seminários e fóruns temáticos; experimentação de tecnologias 3D; premiação dos melhores projetos; plataforma para agendamento de reuniões. Quem quiser economizar até 50% e ainda ter liberdade de assistir todos os seminários e fóruns pode optar por adquirir um passaporte. Acesse a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Em paralelo às atividades acontece a maior feira de Geotecnologias e Drones nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes as principais empresas e marcas do setor. Neste vídeo de apenas 3 minutos você pode conferir um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay