publicidade

Pesquisadores desenvolvem plataforma para monitorar Covid-19 em Goiás

Objetivo é informar a população goiana sobre o avanço da doença e proporcionar aos agentes públicos um banco de dados georreferenciado para acompanhar a disseminação do vírus

publicidade

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu uma plataforma web que permite o monitoramento da pandemia da Covid-19 no Estado de Goiás.

O objetivo da ferramenta é informar a população goiana sobre o avanço da doença e proporcionar aos agentes públicos, em nível municipal e estadual, um banco de dados georreferenciado para acompanhar a disseminação do vírus, subsidiando a tomada de decisões.

A equipe responsável pela idealização (e que se mantém atuante na iniciativa) são professores e bolsistas do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) / Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e da Escola de Engenharia Ambiental e Sanitária. Todos estão realizando atividades e reuniões remotas, devido à necessária condição de quarentena e isolamento social.

A plataforma Covid Goiás pode ser acessada pelo link https://covidgoias.ufg.br, tanto por dispositivos móveis (com responsividade para smartphones), quanto por computadores. A versão para desktops oferece uma experiência de navegação completa, por contar com mais dados e ferramentas.

A atualização da plataforma é diária, apresentando uma camada de dados robusta, com informações sobre o painel de contaminados, suspeitos e óbitos, dados sobre tráfego urbano, unidades hospitalares, número de leitos de UTI, índice de doenças respiratórias, número de habitantes por unidades censitárias, número de casos por bairros (neste momento, para o município de Goiânia), dentre outras.

A expectativa é a de aprofundar a escala de detalhes e o conjunto de temas/informações para as regiões afetadas pelo Coronavírus, à medida que as Secretarias de Saúde dos municípios e do Estado repassem informações do Sistema Único de Saúde (SUS) ou providas por equipes estratégicas.

publicidade
Sair da versão mobile