A fabricante DJI apresenta hoje (7/5) sua plataforma de drones comercial mais avançada, o Matrice 300 RTK (M300 RTK) e a série Zenmuse H20 – uma câmera híbrida com vários sensores.
A DJI projetou essa solução multifuncional de alta tecnologia para expandir as possibilidades e explorar novas áreas de trabalho, a fim de conseguir missões de coleta de dados e inspeções aéreas precisas.
“Com a plataforma de voo M300 RTK e a série de câmeras Zenmuse H20, estamos oferecendo uma solução mais segura e mais inteligente aos clientes enterprise. Essa solução define um padrão completamente novo para soluções UAV industriais, aprimorando operações relacionadas à segurança pública, aplicação de leis, levantamento e mapeamento, bem como a inspeções críticas de infraestrutura”
Christina Zhang, diretora sênior de estratégia corporativa da DJI
DJI Matrice 300 RTK
O M300 RTK é o primeiro produto da DJI a integrar recursos modernos de aviação, habilidades avançadas de IA, sistema de detecção e posicionamento em seis direções, um sistema de gerenciamento efetivo de UAVs e um tempo de voo de 55 minutos.
Juntamente com a encriptação AES-256 e um revestimento IP45 resistente às condições meteorológicas, há um novo sistema de transmissão OcuSync Enterprise integrado, que oferece uma transmissão de vídeo em 1080p em três canais alcançando até 15 quilômetros de distância. O M300 RTK pode suportar até três cargas simultaneamente, e tem um limite de carga de até 2,7 quilos.
“Para nossas equipes que trabalham no setor de petróleo e gás, desempenho e segurança não são opcionais. Por isso, estamos sempre em busca das melhores ferramentas disponíveis. O DJI Matrice 300 RTK é uma atualização ideal da linha de produtos DJI e nos ajuda a melhorar ainda mais os benefícios de nossos programas de drones. Nossa parceria produtiva com a DJI continuará ajudando a elevar a segurança na maior indústria do mundo”
Adam Serblowski, Líder em Robótica de vigilância na Shell
Inteligência avançada para aquisição de dados
Juntos, o M300 RTK e a solução da Série Zenmuse H20 oferecem aos usuários dois modos inteligentes de coletar dados, sendo eles:
- Marcação & Rastreio inteligentes: Funções inteligentes que melhoram a sincronização da inteligência aérea em missões coordenadas. Isso inclui Filmagem precisa, uma função que permite aos usuários marcar o alvo de interesse e compartilhar instantaneamente os dados de localização precisos a outro operador ou, se necessário, a equipes no solo por meio do DJI FlightHub; e Rastreamento inteligente, que permite aos usuários detectar e rastrear automaticamente um objeto em movimento, enquanto ocorre a localização dinâmica do alvo em tempo real
- Inspeção inteligente: Um novo conjunto de recursos desenvolvido para otimizar missões rotineiras de coleta de dados como linhas de tensão e inspeções ferroviárias, de petróleo e de gás. Esse procedimento consiste na Gravação de missões ao vivo para gravar modelos de missões automáticas em tempo real; Verificação pontual por IA[6], que permite a coleta de dados exatamente do mesmo local todas as vezes, aprimorando consideravelmente a precisão de missões automáticas. Após gravar as fotos de modelos de missões de inspeção de trajetória, os operadores são capazes de marcar o alvo de interesse. Durante missões de voos automáticas subsequentes, algoritmos de IA realizam uma comparação entre o alvo marcado e a exibição ao vivo atual, corrigindo a orientação da câmera de acordo com essas informações para obter resultados precisos e consistentes; e Trajetória 2.0 – um sistema de planejamento de missões aprimorado que oferece até 65.535 pontos de referência, ao mesmo tempo que oferece suporte a uma variedade de ações consecutivas, cargas terceirizadas e mais
Percepção situacional aérea
Inspirado nas aeronaves modernas de hoje, o M300 RTK é equipado com um visor de voo primário (PFD) que reúne os dados de voo e navegação em tempo real em uma única exibição integrada. Além de dados de telemetria padrão, como altitude e velocidade, o M300 RTK oferece dados sobre obstáculos para visualizar nas imediações de obstáculos durante o voo, permitindo que o piloto ajuste a trajetória, se necessário. Essas melhorias permitem aos usuários rastrear a aeronave e, ao mesmo tempo, aprimorar ainda mais a percepção situacional do piloto.
O modo de operação avançado duplo é novo nas plataformas de drones comerciais da DJI e é exclusivo do M300 RTK – protocolos de controle de vários pilotos que permitem a execução de missões com mais segurança, confiabilidade e flexibilidade.
O M300 RTK, quando controlado por dois pilotos, concede a cada piloto acesso igual para obter prioridade no comando do voo, e essa transferência de comando é exibida através de uma série de ícones no Controle Inteligente DJI Enterprise. Caso o um piloto perca o controle por falta de bateria ou conexão, o outro assumirá o comando total do M300 RTK. Além disso, ao treinar novos pilotos, o instrutor/piloto principal pode tomar o comando do voo de forma segura, se e quando necessário.
Segurança e confiabilidade
O M300 RTK vem acompanhado de melhorias novas e mais eficientes de segurança e confiabilidade, incluindo:
- Encriptação AES-256: para a transmissão segura de dados do uplink de controle e comando, e downlink de transmissão de vídeo
- AirSense (tecnologia ADS-B): para segurança melhorada do espaço aéreo
- Farol anticolisão: para maior visibilidade da aeronave, especialmente em situações com pouca luz
- Classificação de proteção IP45 e bateria com aquecimento automático: para condições climáticas adversas (-20 a 50º C)
- Sistema de detecção e posicionamento em 6 direções: oferece um alcance de detecção máximo de até 45 metros horizontalmente, com opções para personalizar o comportamento de detecção da aeronave através do DJI Pilot
Assim como outras aeronaves comerciais, o M300 RTK oferece um Sistema de Gerenciamento Efetivo de UAV (UHMS) para otimizar a manutenção da frota. Ele grava os dados de voo da aeronave ao longo de seu ciclo de vida, utilizando os sistemas de hardware e software do drone para compreender o desempenho atual da aeronave e determinar quando ela deve ser submetida a uma manutenção. Ao tirar proveito desse novo sistema, os usuários podem obter um panorama de todos os sistemas importantes da aeronave, além de gerenciar atualizações de firmware de uma frota inteira, rastrear rotas dos pilotos e avaliar missões de voo.
Imagens: Divulgação