Dando sequência aos webinars MundoGEO e DroneShow de 2020, aconteceu hoje (16/6) um evento sobre a geração de Uma perspectiva foto-realística de Curitiba, que teve 328 participantes ao vivo.
A cidade de Curitiba (PR) será o primeiro município do Brasil a contar com um mapeamento oblíquo em 3D. Diferentemente das nuvens de pontos lidar, tradicionalmente utilizado para mapeamento, os Modelos Tridimensionais Fotorrealísticos (ou gêmeos digitais) trazem uma riqueza de informação que permite ao usuário interpretar e representar as informações mapeadas.
Para isso, a ENGEFOTO desenvolveu um sistema aéreo de mapeamento oblíquo, o qual proporcionou vasto detalhamento das fachadas das edificações, permitindo assim a geração do modelo 3D que possibilite realizar medidas, extração de área e de volume diretamente sobre os objetos de interesse.
A apresentação foi de Lucas Barbosa, Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e Mestre em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e desde 2018 atua como Consultor de Pesquisa e Tecnologia na ENGEFOTO S.A. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Fotogrametria e dados lidar.