A MundoGEO realizará, de 11 a 13 de maio de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), a primeira edição do SpaceBR Show, evento que tem o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB), uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento busca se alinhar às recentes mudanças dos programas espaciais ao redor do mundo, e que também afeta o Programa Espacial Brasileiro: o deslocamento do foco nos programas governamentais para a participação privada.

Esta parceria está alinhada com o propósito do Acordo de Cooperação Técnica recém assinado em 1º de julho passado, entre MundoGEO e AEB, para promoção do setor espacial.

O objetivo do evento será de integrar a comunidade do setor, formada pelas empresas privadas, academia e os usuários atuais e potenciais públicos e também privados, além de divulgar para a sociedade os avanços espaciais, atraindo investidores e jovens para conhecer estas oportunidades.

O evento SpaceBR Show terá uma feira de tecnologia integrada a arenas de conteúdo para apresentar as oportunidades de toda a cadeia produtiva do setor, formada não só pelo veículo lançador e pelos satélites, mas também pelos diversos serviços desenvolvidos com bases tecnológicas espaciais, como: sistemas de navegação, vigilância de frotas, monitoramento de desastres ambientais, agricultura de precisão, além de usos nas áreas de cidades inteligentes e infraestrutura.

Este evento acontecerá de forma simultânea aos eventos MundoGEO Connect e DroneShow, eventos líderes na América Latina nos setores de geotecnologias e drones para usos corporativos. Na edição de 2019, ambos os eventos reuniram mais de 3.800 participantes e 70 expositores.

De acordo com o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento, brigadeiro Paulo Vasconcellos, o objetivo da AEB é auxiliar o setor privado no estabelecimento de uma dinâmica de negócios e interação das atividades espaciais no âmbito da sociedade, assim como, pode ser verificado em diversos outros países:

“O cenário mundial das atividades espaciais está muito acelerado, com atividades que seriam impensadas até pouco tempo, as empresas brasileiras possuem competências e possibilidade de ser competitiva para se tornarem fornecedoras internacionais”

Carlos Moura, presidente da AEB, afirma:

“O que nós esperamos para o SpaceBR Show em 2021 é a oportunidade de aproximar os desenvolvedores de soluções e os grandes usuários, e desenvolver um mercado baseado em aplicações espaciais que esteja compatível com as necessidades do país”

Segundo Emerson Granemann, fundador e CEO da MundoGEO:

“Este evento se alinha ao propósito da MundoGEO de disseminar conhecimento, conectar pessoas e promover negócios no setor de tecnologia”