publicidade
Conteúdo Patrocinado

Artigo: Câmera S.O.D.A. – sensor otimizado para aplicações de Drones

A crescente demanda por um sensor que reunisse todos os requisitos para a fotogrametria e que ao mesmo tempo fosse fácil de usar, leve, robusto e compacto para caber no drone incentivou a senseFly a projetar seu próprio sensor RGB em 2016: a câmera S.O.D.A.

publicidade

Mais informações: Geo Agri

Design da Câmera

Porque desenvolveu seu próprio sensor RGB

A senseFly tem trabalhado na integração do sensor RGB desde 2009 e desde então se tornou o líder mundial em asa fixa profissional nos setores de GIS, topografia, mineração e agricultura. Foi desenvolvido através da longa experiência, feedback de clientes e parcerias com softwares de fotogrametria, um forte conhecimento em integração de sensores e identificação das melhores características de um bom sensor para mapeamento. A senseFly costumava integrar sensores RGB prontos para uso que precisavam de modificações para serem compatíveis com o drone de asa fixa. Usando esses sensores, o fluxo de trabalho e o controle da câmera não são ideais, levando ao desperdício de tempo para o cliente e a uma maior chance de erro. A crescente demanda por um sensor que reunisse todos os requisitos para a fotogrametria e que ao mesmo tempo fosse fácil de usar, leve, robusto e compacto para caber no drone incentivou a senseFly a projetar seu próprio sensor RGB em 2016: a câmera S.O.D.A.

Características da Câmera

Os requisitos definidos durante o projeto foram escolhidos para criar um sensor otimizado para as aplicações de drones. Esta seção apresentará em detalhes como isso foi alcançado.

Lentes

Especificação do Elemento

A distância focal fixa evita que haja partes móveis na câmera, por isso é mais robusta e oferece uma grande estabilidade na qualidade da imagem.

O obturador mecânico é preferível ao obturador rotativo, pois cria artefatos que afetam muito a precisão do software de fotogrametria e impõe limites à velocidade do drone, conforme demonstrado pela Pix4D em um relatório (https://www.pix4d.com / blog / rolling-shutter-correct).

Sensor de Imagem

Especificação do Elemento

O sensor de 1 ”com resolução de 20 Mpixel oferece excelente qualidade de imagem, o que é suficiente para mapear trabalhos, sendo compacto e leve. Ter um sensor leve aumenta o tempo de vôo do drone e, portanto, sua eficiência.

Na imagem de comparação abaixo, você pode notar o maior nível de detalhes que o sensor SODA pode capturar em comparação com uma Canon S110.

Imagem

Especificação do Elemento

Robustez

Especificação do Elemento

Para um operador de drone, ter um sensor robusto e confiável é importante, pois o sensor é a parte que captura os dados usados ​​em seu trabalho. O SODA é projetado para ser resistente à água e poeira, para que possa ser usado em ambientes hostis (por exemplo: minas, estradas / carreadores aterrissando em superfícies molhadas e muito empoeiradas).

O sensor pode resistir a um drone de 1 metro em uma superfície de concreto, mesmo que ele caia sobre a lente. Há também uma proteção intercambiável na câmera para proteger a ótica de qualquer dano ou arranhão.

Integração e Usabilidade

A câmera SODA pode atingir um alto nível de confiabilidade e eficiência porque o sensor é totalmente compatível com o drone que o transporta.

Isso permite muitas funcionalidades, como:

Análise de Resultados

Parâmetros Internos da Câmera

Após o processamento de 4 câmeras SODA diferentes, os parâmetros internos otimizados da câmera são os seguintes:

Mais informações: Geo Agri

publicidade
Sair da versão mobile