publicidade

Criar Space Systems fica em 3º lugar em desafio promovido na Paris Space Week 2021

Antena Direcional Automática (ADA), que captura sinais de satélites nas frequências VHF e UHF, foi apresenta para um júri formado por integrantes da ESA (European Space Agency) e da indústria aeroespacial.

publicidade

No último dia 9 de março, a Criar Space Systems participou do Desafio de Inovação promovido pelo evento Paris Space Week 2021.

A startup brasileira foi uma das dez selecionadas para o evento, sendo premiada com o terceiro lugar pela apresentação de sua Antena Direcional Automática (ADA) para um júri formado por integrantes da ESA (European Space Agency) e da indústria espacial.

Desenvolvida em território nacional, a ADA é uma solução de baixo custo comparada com outras opções do mercado.

Composta por módulos que se conectam utilizando coordenadas de azimute e elevação, a antena recebe e processa os sinais de satélites nas frequências VHF e UHF, e para bandas L, S e X (em teste).

“A ideia é formar, através desta antena, uma rede pública de estações solo para rastreio, telemetria e comando de satélites, denominada Datasat, localizadas em diferentes regiões geográficas do planeta e a participação em um evento internacional como o Paris Space Week nos auxilia neste propósito”, comenta o fundador e diretor da Criar Space Systems, Sérgio Soares.

“Pedimos ajuda na divulgação para Entidades, Universidades e Centros de Pesquisa interessados, em colaborar com a distribuição e uso da rede Datasat. A ideia é que seja instalada uma unidade ADA em cada ponto estratégico, gratuitamente, e a Entidade forneça local, energia, e acesso internet, podendo utilizar os serviços disponíveis de toda a rede DATASAT, mediante agendamento da passagem do satélite”.

A Criar Space Systems é uma empresa do Grupo Criar, concebida para desenvolver produtos e sistemas para a área aeroespacial, tais como Antenas Direcionais Automáticas, CubeSats e aplicações que possibilitam o monitoramento através dos dados fornecidos por estes produtos.

publicidade
Sair da versão mobile