Drones, nanossatélites e outros sensores são frequentemente postos em órbita, aumentando significativamente a quantidade de equipamentos que visam a observação da Terra. Estes são cada vez mais utilizados para diversos fins em Sensoriamento Remoto, monitorando e medindo eventos naturais e antrópicos.
Por outro lado, para usufruir do potencial de utilização desses dados, faz-se necessária a utilização de ferramentas metodologicamente e computacionalmente eficientes para entregar resultados qualificados para diferentes aplicações como, por exemplo, detecção de mudanças, ortoimagens, Modelos Digitais de Terreno, classificação de uso e cobertura do solo, dentre outros.
É com esse objetivo que a empresa canadense PCI Geomatics, que desenvolve ferramentas e soluções em Geociências desde 1982 e é representada no Brasil pela Globalgeo Geotecnologias, realizou o lançamento da sua nova marca CATALYST EARTH, apresentando as seguintes soluções:
- Catalyst Professional (nova marca do antigo software Geomatica)
- Catalyst Enterprise
- Catalyst Insights
- Catalyst OEM
- Catalyst Microservices
As soluções da CATALYST EARTH visam manter a vanguarda nessa área tecnológica que está em constante evolução, sendo necessário formar uma rede de centros de excelência com Universidades e outros núcleos de pesquisa com notório conhecimento e trabalhos em Sensoriamento Remoto e em Processamento Digital de Imagens.
Em 2021, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por intermédio do Núcleo de Geotecnologias – Sistema Labgis, renova com a PCI Geomatics e a Globalgeo Geotecnologias sua condição de centro de excelência para, em parceria, continuar desenvolvendo, aplicando e divulgando tecnologias e aplicações em Sensoriamento Remoto.
Como uma das iniciativas a partir dessa renovação da parceria, o Sistema Labgis/UERJ terá acesso às licenças de uso do Catalyst Professional e a capacitação online desta solução.
O Sistema Labgis/UERJ, nesta nova etapa, consolida seu papel como um centro de difusão de conhecimento, capacitação e disponibilização de acesso temporário das licenças da solução para alunos, professores, pesquisadores e técnicos de ONGs ou do serviço público que se propuserem a apresentar propostas de projetos que apliquem ou desenvolvam métodos de ponta em Processamento Digital de Imagens, mediante acordos técnicos entre as partes envolvidas.
Em breve, publicaremos um novo artigo com mais detalhes sobre esta ação! Acompanhem as nossas notícias!