publicidade
Conteúdo Patrocinado

Ensaios em voo com drones são fundamentais para Autorização de Projeto ANAC

publicidade

Os ensaios em voo estão entre as etapas mais importantes da Autorização de Projeto de um drone junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É nesse momento que a aeronave remota deverá demonstrar, na prática, que cumpre com os requisitos de desempenho e segurança exigidos para que a certificação seja concedida ao fabricante ou representante da marca do drone no país.

Os testes muitas vezes levam o drone aos limites de sua operação, e até mesmo simulam casos de falha além de seu envelope de voo convencional. O objetivo, com isso, é minimizar os riscos ao operador, assegurando condições mínimas de segurança baseadas nos requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica. É tudo uma questão de segurança.

De acordo com a Instrução Suplementar (IS) N° E94-001 Rev B, emitida pela ANAC, existem dois momentos para ensaios: (1) os Ensaios de Desenvolvimento são dedicados, como o nome diz, para desenvolvimento, evolução e maturidade do projeto da RPA e (2) os Ensaios de Demonstração de Cumprimento de Requisitos, focados em demonstrar à Autoridade Aeronáutica os aspectos de segurança, previstos na Autorização de Projeto da RPA.

No segundo caso acima, durante a Autorização de Projeto, a própria ANAC pode testemunhar alguns dos ensaios executados – geralmente, os pontos mais críticos do projeto são avaliados presencialmente pela Agência.

Os ensaios vão muito além da execução dos voos. Antes e após os testes, existem pontos fundamentais para o sucesso dos resultados:

1. Proposta de Ensaios: Uma lista de ensaios é proposta à ANAC, e vai assegurar que os testes previstos são adequados para avaliar a RPA nos pontos críticos de projeto.

2. Preparação do Ensaio: A preparação do ensaio inclui um aspecto fundamental – garantir que a configuração da RPA é representativa em relação ao projeto final, incluindo componentes instalados e softwares embarcados na RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) e RPS (Estação de Pilotagem Remota).

3. Briefing: No grande dia para os ensaios, é fundamental que o engenheiro de ensaio passe ao piloto os testes e procedimentos a serem executados em voo com a RPA.

4. Relatório de Ensaio: Todos os ensaios, realizados durante uma Autorização de Projeto, são analisados e registrados em um Relatório, incluindo a configuração do Drone durante o voo, os pontos verificados, conclusões e recomendações para o projeto.

No registro do ensaio executado, é fundamental incluir Logs de Voo, fotos e vídeos gravados durante o teste, para boa fundamentação e aceitação junto à ANAC.

Após a avaliação dos resultados, a ANAC pode solicitar para acompanhar algum (ou alguns) dos ensaios presencialmente – na Aviação, esse procedimento é denominado Find Compliance, onde a Autoridade Aeronáutica presencia a execução dos testes.

Os requisitos de segurança para Drones, exigidos pela ANAC nos ensaios, envolvem demonstrações do envelope de operação da aeronave remota, desempenho e características de voo, além de simulação de casos de falha como: perda de enlace C2 (comunicação entre RPA e RPS), perda da capacidade de navegação, perda de sensores embarcados e saída da area autorizada para voo.

Falhas críticas também podem ser exigidas, a depender do nível de risco da aeronave, como perda do sistema elétrico, terminação de voo e sistemas de redução de impacto (paraquedas, por exemplo).

Conhecimento Aeronáutico aplicado aos Drones

A empresa AL Drones, especialista em Projeto & Certificação de Drones, conduz as etapas de ensaio para os Drones na Autorização de Projeto. “Para o sucesso dos Ensaios em Voo, a segurança é fator primordial”, atesta André Arruda, cofundador e sócio da empresa. “Realizamos uma análise de risco para os voos de ensaio das RPAs, de maneira muito similar à Aviação tripulada”.

As aeronaves remotas (RPAs) profissionais são equipamentos que apresentam risco para pessoas em solo e aeronaves no Espaço Aéreo e, por isso, a segurança de operação é fundamental.

Caso os ensaios exijam voos além do alcance visual do piloto (BVLOS, Beyond Visual Line of Sight), deve ser emitido um Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para o protótipo de ensaios. O voo BVLOS, ainda, requer a emissão de um NOTAM, aprovado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para operação da RPA no local.

A execução dos ensaios em voo, fundamental na Autorização de Projeto ANAC, deve ser realizada por uma equipe com conhecimento sobre os aspectos do drone e da operação. “Os ensaios em voo executados pela AL Drones são propostos com muito critério à ANAC, para avaliação efetiva da segurança do projeto”, alega Lucas Florêncio, sócio e também cofundador da Companhia. “É um grande diferencial da empresa, conduzindo as Autorizações ANAC com uma equipe com mais de 10 anos de experiência na certificação de aeronaves comerciais”.

A AL Drones tem trabalhado com a indústria de ponta das aeronaves não tripuladas. Um desses exemplos é a Speedbird Aero, pioneira da logística aérea não tripulada no país. A operação profissional priorizada pela Speedbird requer as Autorizações de Projeto perante a ANAC, para voos em longa distância.

Equipe AL Drones durante ensaios com aeronaves de entrega Speedbird Aero

A família eBee, fabricada pela SenseFly e representada no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias, também foi certificada pela AL Drones para operação BVLOS no país, com 5 modelos já autorizados pela ANAC.

AL Drones em ensaio ANAC da RPA SenseFly eBeeX

“Além dos Projetos já autorizados, a AL Drones trabalha atualmente com nove novos modelos, cujos Drones estão em estágio de desenvolvimento ou de certificação junto à ANAC”, alega André Arruda. “O setor está crescendo no Brasil e no mundo, e estamos conduzindo os Drones ao nível de profissionalismo da Aviação”, explica.

A AL Drones conta com uma Equipe composta por engenheiros e pilotos da Indústria Aeronáutica, especialistas em Ensaio e Certificação que passaram por grandes empresas da aviação, como EMBRAER, AIRBUS e LATAM Linhas Aéreas.

Confira mais sobre o assunto no website https://aldrones.com.br/2021/10/20/ensaios-de-voos-de-drones-fundamentais-para-autorizacao-de-projeto-anac

Mais informações:
www.aldrones.com.br
contato@aldrones.com.br

publicidade