A Telespazio (joint venture entre Leonardo 67% e Thales 37%) e a Agência Espacial Italiana concluíram com sucesso a fase de instalação do Sistema de Alerta Antecipado em Santa Lúcia (Caribe) parte do programa de cooperação promovido pelo MITE – Ministério da Transição Ecológica – para ajudar as autoridades locais a gerenciar emergências relacionadas ao clima

O e-GEOS fornecerá ao Governo de Santa Lúcia um “centro de geo-informação” completo na ilha, combinando as capacidades da constelação de satélites italiana COSMO-SkyMed com dados gerados por radar meteorológico e o know-how da empresa no setor estratégico de mapeamento de emergência.

O Centro de Mudanças Climáticas da Comunidade do Caribe, encarregado de administrar o contrato, também contribuiu para a instalação bem-sucedida do Sistema de Alerta Precoce.

O novo “centro de geo-informação” e plataformas e serviços relacionados permitirão às autoridades locais aumentar a capacidade de alerta em caso de eventos climáticos extremos e fornecer uma avaliação rápida dos danos após o evento em si.

O centro será operado pelo Centro Meteorológico SLUMET (Serviços Meteorológicos de Santa Lúcia), em Santa Lúcia, e pela Organização Nacional de Gerenciamento de Emergências (NEMO), responsável pelo gerenciamento de emergências.

“Estamos extremamente orgulhosos de ter equipado o Governo de Santa Lúcia com um Sistema de Alerta Precoce na vanguarda da tecnologia espacial. O Geo Information Center instalado é, de fato, uma solução bastante avançada, capaz de oferecer aos utilizadores competências tecnológicas altamente especializadas, contando com um ativo completo e eficiente in loco. Essa experiência abre uma nova forma de exportar habilidades tecnológicas de geo-informação onde elas são prontamente necessárias”. Diz Bruno Versini, e-GEOS COO.

O acordo assinado com o Governo de Santa Lúcia demonstra mais uma vez a eficácia da tecnologia de satélite do Grupo Leonardo para o monitoramento dos efeitos das mudanças climáticas e para apoiar globalmente e oportunamente os efeitos e emergências causados por esses fenômenos.

Fonte: Telespazio