No próximo dia 21 de março, às 18 horas, Osvaldo Luiz Leal de Moraes, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) -unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – representará o MCTI na Audiência Pública do Senado Federal para debater o tema “Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil: panorama atual e desafios num cenário de mudanças climáticas”.
Coordenado pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado, o evento é parte integrante do Ciclo de Debates que se iniciou em maio de 2021, com o objetivo de discutir temas da agenda de desenvolvimento regional, identificando obstáculos a superar e a promoção de ações efetivas.
Além do Cemaden/MCTI, foram convidados a participarem dos debates: representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Governo Estadual de Minas Gerais – MG e o Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O Ciclo de Debates de Desenvolvimento Regional pode ser acompanhado no Canal YouTube #ciclodedebatescdr.
Plataforma Ponto de Vista Brasil
Será no próximo dia 24 de março, das 09h30 às 11 horas (horário de Brasília) e das 12h30 às 14 horas (horário do Reino Unido), a realização do evento online para o lançamento da Plataforma Ponto de Vista Brasil (Viewpoint Brazil), que reúne pesquisas de instituições científicas do Reino Unido (Met Office e Institute for Environmental Analytics) e as do Brasil, por meio de unidades de pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), integradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Essa iniciativa de ciência colaborativa entre os institutos brasileiros e britânicos formou o Climate Science for Service Brazil (CSSP do Brasil), desde 2016.
O diretor do Cemaden, Osvaldo Luiz Leal de Moraes falará no evento de lançamento da Plataforma Ponto de Vista Brasil, representando as unidades de pesquisa do MCTI.
Acordo Brasil e Reino Unido
Nos últimos cinco anos, a Parceria Brasil e Reino Unido em ciências climáticas e serviços climáticos (CSSP na sigla em inglês), apoiado pelo fundo britânico Newton, reúne pesquisadores brasileiros e britânicos com o intuito de avançar em questões científicas relacionadas aos ecossistemas do Brasil e seu papel nos ciclos de carbono; aos modelos climáticos sobre os padrões de chuvas e implicações para seca e previsões de queimadas; bem como à compreensão e previsão de eventos climáticos extremos.
Plataforma Ponto de Vista Brasil
O projeto Ponto de Vista Brasil (Viewpoint Brazil) é uma plataforma que disponibilizará, de maneira acessível, a produção científica das parcerias entre o Met Office do Reino Unido e as instituições brasileiras Cemaden, INPE e INPA.
Este novo site permitirá que sejam ouvidos os cientistas brasileiros e britânicos envolvidos na pesquisa. Também receberá perguntas direcionadas às equipes do CSSP, além de fornecer orientações dos recursos e ferramentas da plataforma Ponto de Vista Brasil.
Pela plataforma, será possível acessar as entrevistas com pesquisadores, visualizar dados elaborados para tomadores de decisão, acessar notas técnicas, fichas informativas e infográficos.
Os recursos foram projetados para tomadores de decisão, são gratuitos para download e estão disponíveis em português e inglês. Estes recursos são uma compilação de informações direcionadas, especialmente, a gestores públicos e privados, que precisam levar em consideração as mudanças climáticas para as tomadas de decisões.
O instituto britânico Environmental Analytics produziu os recursos disponíveis na plataforma Ponto de Vista Brasil, em estreita cooperação com os pesquisadores brasileiros e britânicos.
Transmissão do evento
Para mais informações e para as inscrições no evento online gratuito, acesse este link.
Informações e imagens:Ascom/Cemaden
Receba notícias comentadas sobre Geotecnologia no seu WhatsApp