A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou na última terça-feira (8/3) a Consulta Pública nº 5/2022 sobre uma nova regulamentação específica para utilização de drones, classe 2, na aplicação de agrotóxicos e afins, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes.
A proposta de regulamentação surgiu a partir das informações providas pelo mercado em tomada de subsídios realizada pela Agência no ano passado.
O novo normativo simplifica as operações de aplicação realizadas com drones classe 2 (25 a 150 quilos) a uma altura máxima de até 30 metros. Os voos deverão ocorrer na linha de visada visual e a uma distancia de até 1 quilômetro do piloto ou observador.
Para esclarecer aspectos da proposta e tirar dúvidas de interessados no assunto, os técnicos da ANAC vão apresentar um webinar, que será realizado no próximo dia 21 de março de 2022 às 15h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ANAC no YouTube.
O evento contará com abertura do diretor Ricardo Catanant, relator do processo, e com a participação de servidores das Superintendências de Aeronavegabilidade (SAR), Padrões Operacionais (SPO) e Pessoal da Aviação Civil (SPL) que participaram da elaboração da proposta. Veja a programação completa:
Os documentos da Consulta Pública nº 5/2022, minuta de resolução, justificativa e formulário de contribuição estão disponíveis na página Consultas Públicas no Portal da ANAC. O envio de contribuições deverá ser realizado pelo formulário disponível no site até o dia 28 de abril de 2022.
Serviço:
Tema: Regulamentação para drones classe 2 para pulverização
Data: 21/3/2022
Horário: 15h30
Onde assistir: https://youtu.be/GZkR6UxjnQQ
Link para perguntas: https://app.sli.do/event/bDoX4iAN5FULcmn87EytdH
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da ANAC