Nos últimos anos a ACRUX Aerospace vem trabalhando incansavelmente em sua família de foguetes de treinamento e ensaios em microgravidade.
Nessa direção, a empresa foi selecionada pela Financiadora de Estudos e Projetos FINEP, uma empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações MCTI do Brasil, e assinou em Março o contrato de Desenvolvimento de Propulsores Espaciais com ligas de Nióbio, com investimento total de R$ 775mil, prevendo o desenvolvimento de 4 motores de foguete líquidos com até 5kN de empuxo.
Nessa direção, seguindo de forma ágil e com máximo respeito ao erário público, a equipe iniciou o desenvolvimento de um propulsor líquido de 500N, com foco em satélites, sistemas de controle de reação, e emprego em um veículo em escala 10:1 de qualificação do FOG120K L, nosso veículo de treinamento multimissão para 100 km á 200 km de apogeu.
Nas últimas semanas o propulsor foi testado a quente com sucesso, sendo um dos primeiros motores de foguete a propelentes líquidos, projetado e fabricado por uma empresa privada no Brasil, e o primeiro motor líquido feito por manufatura aditiva (impressão 3D metálica) testado no Brasil.