publicidade
Conteúdo Patrocinado

C6 Launch, uma verdadeira empresa do New Space, que proporciona acesso democrático ao Espaço Exterior

publicidade

A C6 Sistemas de Lançamentos do Brasil (C6 Sistemas) e o Comando da Aeronáutica Brasileira (COMAER) assinaram, em 25 de agosto de 2022, um contrato de uso de bens e serviços do Centro Espacial de Alcântara (CEA) finalizando uma chamada iniciada em 2021 pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com o COMAER.

Este primeiro contrato para operações de lançamento espacial de uma empresa privada assinado pelo COMAER representa um novo paradigma pelo qual o Governo Federal brasileiro, por meio do COMAER, presta serviços a uma empresa privada. O trabalho contou com o apoio do escritório jurídico Trench, Rossi & Watanabe.

A C6 Sistemas construirá uma nova área de lançamento, expandirá a infraestrutura existente e implementará novos benefícios no CEA que aumentarão a capacidade operacional do CEA por meio do aumento das operações espaciais. Ao final do contrato, estes benefícios passam a ser ativos do Governo Federal. A construção começa em junho de 2023 com o primeiro lançamento no segundo trimestre de 2024.

Contexto do Contrato

A nova corrida ao espaço, para tornar possível o acesso ao espaço sideral para todos que o desejarem. A democratização do acesso ao espaço está intimamente ligada à revolução dos pequenos satélites. Menor, com maior facilidade de produção e menor custo, abriu a oportunidade para novos atores e possibilidades de uso.

A C6 Launch é uma empresa global de transporte espacial que ajuda a democratizar o acesso ao espaço, possibilitando o lançamento de pequenos satélites, com peso inferior a 100 kg, em órbita terrestre baixa, empregando um lançamento dedicado, ágil, flexível e oportuno.

A C6 Launch proporciona um transporte espacial de acordo com as necessidades de nossos clientes, introduzindo uma nova capacidade no mercado de pequenos satélites e acesso a órbitas de 0º a 110º de inclinação, uma mudança de paradigma para os operadores que precisam inserir seus satélites no local e no momento desejado.

A equipe de engenheiros da C6 Launch desenvolveu um veículo lançador para pequenos satélites, empregando componentes, sistemas e subsistemas com histórico de voo, com perspectiva de mitigação contínua de riscos para a operação dos clientes C6. É nosso objetivo trazer essa cadeia de suprimentos para o Brasil de acordo com as possibilidades locais.

A C6 Sistemas iniciará a construção do sítio de lançamento em junho de 2023 e o primeiro lançamento em 2024, no primeiro semestre do ano. A partir da assinatura deste contrato, a coordenação operacional e técnica será ampliada para atingir as metas da Força Aérea Brasileira e da C6 Launch.

A C6 Launch entende este contrato como um grande primeiro passo não apenas na perspectiva de negócios, mas também para ampliar a cooperação e parceria entre a C6 Sistemas, Força Aérea Brasileira, Agência Espacial Brasileira e outras agências locais, para desenvolver o segmento espacial no Brasil.

C6 Launch E C6 Sistemas

A C6 Sistemas é uma subsidiária integral da C6 Launch Systems no Canadá. Richard McCammon, presidente e CEO da C6 Launch, destacou que o CEA está idealmente localizada para que a C6 possa oferecer lançamentos dedicados, responsivos e oportunos para pequenos satélites, considerando uma grande amplitude de órbitas. Ele acrescentou que a C6 Launch está comprometida em expandir as operações no Brasil e trabalhar com seu novo parceiro, COMAER.

Ao consolidarmos o contrato com a Força Aérea Brasileira permitindo que a C6 Launch, por intermédio de sua subsidiária a C6 Sistemas realize operações de transporte espacial a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), localizado no Estado do Maranhão.

A C6 Launch orgulha-se de estar assinando o primeiro contrato comercial de uso dos bens e serviços do Centro Espacial de Alcântara e vislumbra um futuro brilhante no Brasil.

Mais informações:
www.c6launch.com

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

SpaceBR Show 2023 tem como tema Exploração Espacial e Novos Negócios

publicidade