publicidade

Retrospectiva das ações do SIMDE na divulgação da visão da BID sobre a crescente economia espacial

Desde o início de 2022, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa tem realizado diversas ações e visitas a setores importantes do Governo Federal, com auxílio de parlamentares do Congresso Nacional

publicidade

Já no início de 2022, Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) foi convidado pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para participar de uma audiência com o Sr. Sérgio Freitas de Almeida, o então Secretário Executivo do MCTI. O SIMDE foi representado pelo Brigadeiro R1 José Vagner Vital, que apresentou o apoio das indústrias de Defesa e da Aliança das Startups Brasileiras (ASB) ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a expansão das ações ligadas ao setor espacial e à entrada do Brasil no mercado espacial global.

Participaram também o atual Ministro do MCTI, Paulo Alvim, na época como Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, e o assessor especial do Ministro do MCTI, Brigadeiro R1 Ricardo Cesar Mangrich.

O encontro tratou de estratégias para atrair investimentos privados para a fronteira espacial, cujo mercado global do espaço tem perspectivas de triplicar nos próximos 8 anos e atingir 1,4 trilhão de dólares. Diversas linhas de ações foram discutidas na reunião pelo Secretário Sergio Freitas e o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), aproveitando o panorama mundial do Space Business exposto por Vital, Coordenador do Comitê Aeroespacial do SIMDE, que evidenciou a importância do papel da iniciativa privada. “Não podemos perder esta janela!” Afirmou o Deputado Eduardo Bolsonaro.

“O propósito aqui é trazer a contribuição da indústria de defesa para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inserção da indústria espacial brasileira no mercado global”, afirmou o Coordenador.

Em sua apresentação, o representante do SIMDE destacou a conveniência em se continuar e ampliar o estabelecimento de estratégias e programas para estimular um ambiente favorável à entrada de empresas brasileiras no mercado mundial, que garantam o desenvolvimento tecnológico e benefícios para a sociedade. “A indústria de defesa do Brasil está alinhada com os objetivos do governo e quer contribuir com os esforços para a inserção do país no mercado espacial global”, concluiu.

Este convite surgiu em decorrência das ações que o SIMDE iniciou já em setembro de 2021, quando começou uma campanha de informação junto a autoridades do Executivo e do Legislativo, promovendo reuniões com o mesmo teor da ocorrida no MCTI, o que angariou o apoio do Dep. Fed. Eduardo Bolsonaro, que, inclusive, aceitou dividir o palco com o SIMDE na 10ª edição da Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), dia 24 de novembro de 2021, onde brindou a audiência com detalhes de sua luta para apoiar o Ministro Marcos Pontes na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – CREDN, por ocasião das Audiências Públicas que impulsionaram a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos da América. Com este acordo, o Brasil deu o primeiro passo firme para entrar no Mercado Espacial Global, a partir dos lançamentos em Alcântara.

Outro Parlamentar que hipotecou apoio imediato às ações do SIMDE em prol do Space Business foi o Deputado Federal Luis Phillippe de Orleans e Bragança, que também prestigiou o CSTM em 24 de novembro de 2021 e vem acompanhando e apoiando atentamente a evolução do tema na sociedade brasileira.

O SIMDE também obteve apoio de outros Parlamentares, como o Deputado Federal Eduardo Cury, Deputado Federal Cel. Armando e Deputado Federal Pedro Lucas Fernandes (Maranhão), que abriram seus gabinetes para reuniões longas e detalhadas, onde aspectos importantes da economia espacial global foram tratados, colocando-se à disposição do SIMDE para defender e divulgar a importância do tema para o bem do desenvolvimento e da soberania do Brasil.

Esta caminhada que começou em 2021 reforça as ações de apoio do SIMDE ao Deputado Federal Daniel Freitas, que dirige a Frente Parlamentar Mista do Programa Espacial Brasileiro e de Carlos Moura, Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), ambos grandes apoiadores das ações dos Ministros do MCTI, antes Marcos Pontes e hoje Paulo Alvim.

O SIMDE continuará e ampliará sua campanha informativa junto às autoridades, para facilitar o entendimento da visão da indústria brasileira sobre a importância do Mercado Espacial Global (Space Business) para o Brasil e colaborar para o aumento da prioridade política dos assuntos relacionados à fronteira espacial.

Mais informações:
www.simde.org.br

Com informações e imagens do SIMDE

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

SpaceBR Show 2023 tem como tema Exploração Espacial e Novos Negócios

publicidade
Sair da versão mobile