publicidade
Conteúdo Patrocinado

Equipamento topográfico: principais cuidados no transporte

Desde já, entenda como cuidar de seu equipamento topográfico ao transportá-lo para que não ocorra nenhum tipo de dano ou queda. Falhas na geração de dados topográficos podem causar retrabalho, desperdícios e até mesmo perdas financeiras

publicidade

Como todo instrumento delicado de precisão o equipamento topográfico necessita de grande atenção.

A primeira dica parece bem óbvia, mas devemos sempre considerar o manual de instruções de fábrica, pois, nele que constam os métodos que devem ser empregados devidamente indicados às propriedades de cada instrumento.

Sobretudo, é imprescindível conservar o equipamento topográfico em lugar seco e ventilado, sem pó e variações extremas de temperatura.

A princípio o instrumento muito tempo ocioso fica suscetível a ação de fungos e no caso de o equipamento ficar exposto a situações em que ele fique com umidade é de extrema necessidade que ele seja colocado em local seco e aquecido como em uma estufa de resistência ou sob uma lâmpada incandescente.

Sempre anteriormente e após cada trabalho devemos sempre examinar os equipamentos e ajustar conforme as informações contidas no manual, em pausas prolongadas também são aconselhados a realização destes procedimentos. Desta forma, o seu instrumento sempre estará em perfeita forma para o trabalho.

Siga o passo a passo do procedimento para uso sempre:

Com relação ao estojo

Da mesma forma, sempre observar como o equipamento topográfico estava alocado para recolocar da maneira correta novamente.

Quando retirar o instrumento deve-se segurar firmemente com uma das mãos e com a outra sempre na base de nivelamento e nunca tocar no nível tubular e esférico.

Com relação ao tripé

Afinal, deve-se colocar imediatamente o instrumento na plataforma do tripé e fixá-lo em sua base de nivelação, não deixando de forma alguma o aparelho solto sobre o tripé.

Em conclusão, quando for retirar o equipamento deve-se com o estojo aberto em uma superfície firme retirar o instrumento ainda fixo do tripé e guarda-los sempre segurando firme na base e na lateral ou na alça de transporte acomodando-o corretamente antes de fechar o estojo.

Transporte manual entre estações de trabalho

O transporte deve ser realizado soltando cuidadosamente o instrumento da base guardando-o em seu estojo apropriadamente como citado anteriormente, porém, desta vez, a base nivelante ficará montada sobre o tripé, ou seja, o instrumento irá acomodado no estojo e a base montada sobre o tripé irá montado no ombro. Deste jeito, você evita desgaste da rosca do parafuso de fixação em cada medição. Esta ação também evita o parafuso de dicar batendo durante o transporte. Lembrando que mesmo que a distância seja pequena realize este procedimento para adquirir o costume e evitar problemas.

Todavia, caso haja algum imprevisto como chuva ou algum desmoronamento o aparelho deve ser carregado em posição de ombro, o mais verticalmente possível sendo que em locais de muita folhagem deve-se transportá-lo em frente.

Proteção do equipamento topográfico é fundamental

E mesmo com todos os cuidados sabemos que problemas e imprevistos sempre acontecem, portanto, deve- sempre ter seus aparelhos devidamente protegidos.

E nessas horas a APAT, a única empresa especializada em proteção de equipamentos topográficos do Brasil, está ao seu lado no que for preciso!

Nós realizamos a proteção dos seus equipamentos contra:

Além da assistência especializada e serviços diversos:

Peça agora mesmo uma cotação, e surpreenda-se com nossas condições!

Tel/Whatsapp: (31) 97210-7309
https://apatprotecao.com.br
Facebook | Instagram

A APAT – Associação dos Profissionais da Agrimensura e Topografia trabalha com a proteção e segurança completa para equipamentos de topografia e agrimensura, de todas as marcas e modelos e de forma especializada com abrangência em todo o Brasil.

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso

publicidade
Sair da versão mobile