publicidade

Eve finaliza testes de eVTOL em túnel de vento

Etapa no desenvolvimento da aeronave ocorreu na Suíça e dados dos testes serão usados para validar componentes e aperfeiçoar as soluções técnicas de produção

publicidade

A Eve Air Mobility, empresa de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês), concluiu recentemente os testes em túnel de vento de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Os testes, que foram realizados em um túnel de vento perto de Lucerna, Suíça, utilizaram um modelo em escala do eVTOL da Eve que está programado para entrar em serviço em 2026.

Os testes em túnel de vento são uma importante ferramenta de engenharia utilizada no desenvolvimento de uma aeronave, que permitem monitorar o fluxo de ar sobre e ao redor do veículo, além de suas partes individuais. Eles também são usados para medir as forças aerodinâmicas e as diferentes situações que atuam sobre o veículo, permitindo que a equipe avalie sua elevação, eficiência, e as qualidades e desempenho do voo.

O principal objetivo do teste foi investigar e validar como os componentes – incluindo fuselagem, rotores, asa, cauda e outras superfícies – se comportariam em voo. O teste em túnel de vento proporciona uma visão única do comportamento aerodinâmico de geometria complexa e oferece um alto nível de validação das características do design do veículo. Os testes buscam coletar dados experimentais para validar soluções de produção, ferramentas e modelos de desenvolvimento que também incluem outros artigos de teste, como plataformas fixas e móveis, veículos voadores e outros testes em túnel de vento.

“As informações que obtivemos durante esta fase do desenvolvimento nos ajudam a aperfeiçoar ainda mais as soluções técnicas de nosso eVTOL antes de nos comprometermos com as ferramentas de produção e construção dos protótipos”, disse Luiz Valentini, vice-presidente de tecnologia da Eve Air Mobility. “Nosso objetivo é projetar, produzir e certificar um eVTOL aerodinâmico e eficiente que será usado para uma variedade de missões de mobilidade aérea urbana”, completou.

A equipe de engenharia de Eve utilizará os dados coletados por meio dos testes em túnel de vento para continuar a desenvolver as leis de controle do eVTOL, resultando em uma performance otimizada e confortável para os passageiros.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

publicidade
Sair da versão mobile