A Argentina se tornou o 28º signatário dos Acordos Artemis, que estabelecem um conjunto de princípios para orientar a cooperação na exploração espacial entre as nações, incluindo aquelas que participam do programa Artemis da Nasa, a agência espacial norte-americana.
O acordo foi oficializado durante cerimônia na Casa Rodada, em Buenos Aires, em 27 de julho. Na ocasião estiveram presentes o presidente argentino, Alberto Fernández, e o administrador da Nasa, Bill Nelson, que assinou o documento de entrada nos Acordos Artemis juntamente com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina, Daniel Filmus.
“Juntamente com nossos colegas signatários dos Acordos de Artemis, os Estados Unidos e a Argentina estão estabelecendo um padrão para a exploração e uso do espaço no século 21. À medida que exploramos juntos, exploraremos de forma pacífica, segura e transparente”, disse o representante da Nasa.
“É muito importante darmos este passo, pois é fundamental que avancemos no campo do desenvolvimento espacial. Estamos convencidos de que deve ser uma política de Estado”, acrescentou o presidente argentino.
De acordo com a Nasa, outros países assinarão os Acordos de Artemis nos próximos meses e anos. O Brasil é signatário desde 2021.
Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço