A Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina (CONAE) avançou em um novo teste de motor para o projeto do lançador de satélite Tronador II. Nas instalações da empresa Valthe, em General Ordoñez, província de Córdoba, foi realizado um teste com a participação da VENG, principal contratante do projeto, para avaliar o desempenho do protótipo do motor do segundo estágio do lançador.
Um novo sistema de injeção para os propelentes do Tronador II-250 e um novo tipo de câmara de empuxo resfriada fizeram parte dos testes. Além disso, também foram validados os modelos matemáticos para a transferência de calor. De acordo com o CONAE, todos os testes foram executados com sucesso.
Essas atividades fazem parte do desenvolvimento de componentes e sistemas de propulsão do programa ISCUL (Light Payload Satellite Injector), desenvolvido pela agência espacial argentina para dotar o país de meios próprios de acesso ao espaço para colocar satélites em órbita. A execução do programa ISCUL permitirá contar com um lançador nacional que dará à Argentina a possibilidade de posicionar satélites em órbitas baixas a 600 quilômetros da Terra.
O projeto Tronador II envolve a fabricação e lançamento de veículos experimentais denominados TII-70 e TII-150. Com eles, pretende-se ganhar experiência e maturidade no desenvolvimento de alguns componentes, principalmente propulsão, com veículos menores, com menor risco e custo, até chegar à versão final do lançador Tronador II-250.
Esses protótipos servirão para testar, entre outras coisas, os motores que acionarão o lançador TII-250. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida e fabricada no país, cujo combustível é o oxigênio líquido e o querosene. Os testes que foram realizados na Valthe fazem parte desta iniciativa.
Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço