A Agência Espacial Brasileira (AEB), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI/MA) e a Prefeitura Municipal de Alcântara, assinaram um Protocolo de Intenções para realizar um programa de capacitação profissional e tecnológica à comunidade de Alcântara, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).
O PDI-CEA busca o desenvolvimento da infraestrutura regional indispensável à operacionalização do CEA. Além disso, promove desdobramentos em benefícios socioeconômicos para a região de sua implantação. Trata-se de um documento de Estado com projetos e iniciativas necessárias para o desenvolvimento da infraestrutura nacional em favor do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
“Não vai existir desenvolvimento do Programa Espacial em Alcântara, se não houver investimento socio-econômico. É um trabalho que tem que ser integrado com a região. Iniciativas para desenvolvimento socio-econômico, geração de emprego e renda, são feitas por meio das parcerias”, disse o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
A assinatura foi realizada na sede da FIEMA, no Maranhão. Participaram da reunião diversas instituições do setor produtivo, entre elas o SEBRAE, SENAI, SESI, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Maranhão, a Associação Comercial, representantes do Centro Espacial de Alcântara, e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Além disso, estiveram presentes integrantes do grupo pensar Maranhão que trabalharam com a AEB na construção do PDI-CEA.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: