A Lilium, desenvolvedora de um jato elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou que alcançou um marco significativo de desenvolvimento com o início da montagem da fuselagem do Lilium Jet, mantendo o cronograma para primeiro voo tripulado planejado no final de 2024. Esta é a primeira das sete fuselagens das sete aeronaves que a Lilium usará para obter a certificação de tipo do Lilium Jet.
A fuselagem foi desenvolvida em colaboração e está sendo construída pelo fornecedor aeroespacial Aciturri em suas instalações em Valladolid, na Espanha. A fuselagem está prevista para entrega nas instalações da Lilium em Wessling, Alemanha, no último trimestre de 2023, antes do início planejado da montagem do primeiro jato Lilium no final do ano.
Além de investidor da Lilium, a Aciturri tem experiência em programas de aeronaves comerciais, incluindo o projeto e fabricação dos principais componentes de fuselagem para os programas Airbus A350, A320, A400M, Boeing 787 e Embraer KC390, entre outros. Além de apoiar a industrialização do Lilium Jet, a Aciturri continuará a apoiar a certificação do design do Lilium Jet nos próximos anos.
“Esta fase é mais do que apenas um passo técnico, é um sinal claro para todas as partes interessadas da Lilium do nosso compromisso em tornar a mobilidade aérea regional mais eficiente, agradável e sustentável. À medida que montamos a fuselagem, também criamos uma experiência de voo transformadora, ao mesmo tempo que mantemos a nossa promessa de eficiência, conforto e segurança incomparáveis”, disse o CEO da Lilium, Klaus Roewe.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: