publicidade

Euroconsult e ICEYE lideram o consórcio AEGIS² para o futuro da observação da Terra na Europa

publicidade

Uma solicitação recente da Comissão Europeia para propostas de estudos de viabilidade que explorem a melhor maneira de implementar um futuro serviço de observação da Terra habilitado por satélite para usuários autorizados pelo governo na UE e nos Estados-Membros da UE resultou na criação de um consórcio inovador de observação da Terra (“Earth Observation”, EO). A colaboração, denominada AEGIS² (Advanced European Governmental Innovative ISR Secured Service), é formada por 15 membros representando oito países europeus, sob a liderança da Euroconsult e da ICEYE, com o objetivo de investigar soluções inovadoras, seguras e sustentáveis para o futuro serviço governamental de observação da Terra para a União Europeia.

O ambiente geopolítico global está em constante evolução, e a necessidade de uma segurança forte nunca foi tão importante, conforme destacado na estratégia espacial da UE para segurança e defesa. Para preencher a lacuna entre a capacidade atual e os requisitos futuros, a Comissão Europeia está buscando um novo serviço de observação da Terra para os governos da UE. Esse serviço tem como objetivo fornecer informações confiáveis e contínuas sobre a consciência situacional aos Estados-Membros autorizados da UE e aos usuários aliados.

O AEGIS² tem o compromisso de utilizar os mais recentes avanços em tecnologias espaciais e conceitos operacionais para atender às metas e aos objetivos da visão da Comissão Europeia. A abordagem colaborativa do consórcio reúne uma combinação única de:

Comentando sobre o consórcio, o diretor executivo da Euroconsult, Pacôme Révillon, declarou: “A Euroconsult e nossos parceiros estão totalmente focados em trabalhar para obter uma proposta eficaz que atenda às exigências da Comissão. O consórcio que montamos junto com nossos valiosos parceiros na ICEYE se destaca principalmente devido a um equilíbrio bem ajustado entre empresas experientes de observação da Terra que operam na vanguarda da inovação e empresas de defesa com conhecimento inigualável sobre segurança e resiliência. Esse equilíbrio será fundamental para a realização bem-sucedida do estudo e para garantir a criação de uma base sólida para o estabelecimento de um novo serviço eficiente para os estados membros da UE.”

O consórcio acredita firmemente que sua combinação de experiência e capacidade de explorar recursos inovadores lhe permitirá enfrentar os desafios desse estudo de forma eficaz. Com uma abordagem focada no usuário, uma ampla rede e um foco na acessibilidade, o AEGIS² tem como objetivo realizar um estudo de viabilidade totalmente independente para fornecer soluções de ponta para o serviço governamental de EO da UE atual e futuro.

“A ICEYE tem a honra de liderar essa iniciativa em conjunto com a Euroconsult para fortalecer os recursos europeus de observação da Terra. A segurança nacional exige dados oportunos e confiáveis para informar uma tomada de decisão precisa. Estamos entusiasmados por trabalhar ao lado de algumas das principais empresas da Europa para explorar soluções novas e inovadoras para proporcionar uma consciência situacional persistente”, afirma Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE.

Os parceiros do consórcio foram especialmente selecionados para contribuir com suas experiências e capacidades complementares. Esses colaboradores estão comprometidos em atender aos requisitos específicos necessários para o estudo, garantindo seu sucesso. O consórcio inclui empresas Midcaps, PMEs, centros de pesquisa e empresas New Space líderes e de ponta em seus respectivos campos de atividade.

O estudo deverá ser concluído em 12 meses, desde o primeiro estágio de gerenciamento do projeto até as recomendações resultantes para a Comissão Europeia. Com a conclusão desse estudo, o consórcio se esforça para fornecer avaliações sólidas e independentes das opções de implementação programática, apoiando assim o futuro do serviço governamental europeu de observação da Terra.

A lista completa de colaboradores do AEGIS² representa uma grande mistura pan-europeia de organizações; AEROSPACELAB (BE), CLOUDFERRO (PL), COLLECTE LOCALISATION SATELLITE (FR), D-ORBIT (IT), EUROPEAN SPACE IMAGING (DE), IABG (DE), ISTITUTO AFFARI INTERNAZIONALI (IT), INDRA (ES), SATCONSULT (FR), SITAEL (IT), SOPHIA ENGINEERING (FR), UNSEENLABS (FR), 3IPK (SK).

Com informações da ICEYE e Euroconsult


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023:

publicidade