O METAVERSO descrito por Neal Stephenson no livro Snow Crash gradualmente se tornou conhecido. E esse mundo de realidade virtual está se aproximando cada vez mais de nós devido ao rápido desenvolvimento de outras tecnologias, como RV, RA, RM, etc. Ao mesmo tempo, as cenas reais de projeção no mundo digital, como gêmeos digitais e cidades inteligentes, estão se tornando a direção do desenvolvimento na governança urbana e na construção de tecnologia da informação.
Não apenas a demanda por modelagem 3D de cidades está crescendo, mas a necessidade de gerenciamento altamente refinado de elementos urbanos e componentes também está aumentando. Por exemplo, edifícios, rodovias, blocos, componentes de utilidade e outros tipos de espaços acima e abaixo do solo estão sendo modelados digitalmente para coleta, exibição e aplicações por meio de plataformas 3D.
Os requisitos para dados espaciais também estão evoluindo rapidamente do formato 2D para o 3D em diferentes indústrias. Os dados espaciais 2D não atendem aos requisitos atuais de gerenciamento e uso, enquanto os dados 3D de alta precisão podem fornecer informações espaciais verticais muito precisas para estimativas de volume e custo. Além disso, os dados 3D também podem ser usados como um banco de dados para análises avançadas em iluminação natural, penetração e inundação.
Tecnologia LiDAR impulsiona a modelagem 3D
A eficiência da coleta de dados é muito difícil de controlar durante a modelagem 3D. O uso de tecnologia RTK ou estações totais é o método tradicional para aquisição de dados e é aceitável para provedores de serviços ou usuários. No entanto, esses métodos tradicionais de coleta de dados estão se tornando caros devido ao aumento das taxas de mão de obra.
Como resultado, a tecnologia LiDAR surgiu. Ao combinar a tecnologia GNSS para fornecer dados de nuvem de pontos de alta densidade para fins de modelagem, os sistemas LiDAR aéreos, sistemas de mapeamento móvel montados em veículos e scanners LiDAR terrestres melhoram significativamente a eficiência da coleta de dados.
A tecnologia LiDAR aérea usa drones para transportar o scanner LiDAR para escanear rapidamente grandes áreas do solo do ar, e os sistemas de mapeamento móvel montados em veículos podem visar ambos os lados da estrada no solo para aquisição rápida de dados, enquanto os scanners LiDAR terrestres podem escanear em qualquer ambiente necessário, tornando os sistemas aéreos e montados em veículos completos. O desenvolvimento da tecnologia LiDAR melhorou muito a eficiência da aquisição de dados espaciais de alta precisão e fez com que a modelagem 3D não fosse mais um problema.
No entanto, é bem conhecido que o preço e o custo de uso de todos os três sistemas costumam ser muito altos, e os usuários devem equilibrar cuidadosamente as opções para obter resultados satisfatórios de dados. Além disso, os preparativos pré-uso para usar esses três equipamentos são complexos, o que pode ser problemático em caso de retrabalho.
Então, como você resolve o novo problema?
Cygnus: Um novo scanner móvel 3D para garantir a sua eficiência
Agora, o scanner Cygnus Handheld SLAM da SatLab traz uma experiência completamente nova.
Combinando a mais recente tecnologia SLAM (Localização e Mapeamento Simultâneos) com os algoritmos mais eficientes e revolucionários, o Cygnus irá apoiar e auxiliar você a melhorar a eficiência da aquisição de dados de nuvem de pontos 3D ao máximo. Mesmo sem dados dos satélites GNSS, o Cygnus ainda pode ajudar a adquirir dados facilmente, eficientemente, rapidamente e de forma flexível em qualquer local ao ar livre, interno, subterrâneo ou outro local sem iluminação.
O poderoso aplicativo SatLab SLAM Manager oferece processamento rápido e visualização de dados em tempo real, além disso o software de pós-processamento SLAM Studio oferecerá suporte a uma ampla gama de funções de pós-processamento de dados para garantir seu trabalho em uma única etapa.
O design do Cygnus o torna compatível com várias plataformas, como drones, veículos e até mesmo mochilas.
O Cygnus pode fornecer dados de nuvem de pontos coloridos e dados de nuvem de pontos georreferenciados, quando necessário. Com componentes opcionais, como módulos de coloração e sistemas GNSS, você pode obter rapidamente todos os recursos dos dados de que precisa ao mesmo tempo e utilizá-los para variadas aplicações.
Aplicações
O Cygnus pode ser usado para mineração, silvicultura, digitalização subterrânea, construção e outros cenários ou ambientes de trabalho que exijam modelagem 3D.
1 – Mineração
A digitalização na indústria de mineração está se tornando cada vez mais crítica. Em alguns casos, túneis precisam ser medidos e mapeados para produzir mapas 3D que se correlacionem com os outros túneis extremamente complexos.
Usando o Cygnus, o usuário pode capturar mapas 3D em ambientes estreitos e irregulares de maneira eficiente. Além disso, esses mapas 3D também permitem a análise dos recursos subterrâneos e o volume de material, que são cruciais para o planejamento futuro. Além disso, o cálculo do volume do estoque também pode ser feito pelo Cygnus. Comparando dois escaneamentos sucessivos da nuvem de pontos, é fácil calcular o aumento ou a diminuição de material, bem como estimativas de custos mais precisas.
2 – Florestas e recursos naturais
Na gestão florestal, a gestão da cobertura e quantidade de vegetação é a prioridade. Após a aplicação do Cygnus na gestão, a eficiência de trabalho aumentará em mais de 50%.
O Cygnus pode adquirir rapidamente dados de nuvem de pontos para extração de solo, detecção de localização de árvores, análise de raio e medição de volume da copa sem gastar muito tempo viajando por florestas densas. Comparado às medições tradicionais com fita métrica e estações totais, é óbvio que a tecnologia SLAM revoluciona a qualidade e eficiência da gestão florestal.
3 – Construção, Engenharia e Utilidade
Levantamentos e serviços de construção anteriores foram limitados a dados 2D, apenas com plantas de diferentes andares, o que está longe de ser suficiente. Detalhes de escadas podem afetar todo o projeto e sua implantação, enquanto projetos de construção modernos e cada vez mais complexos podem ser problemáticos.
Mas agora, os dados 3D estão liderando um caminho criativo para a nova indústria da construção. O Cygnus oferece um método rápido, preciso e versátil para a indústria, pois os dados de nuvem de pontos e modelos adquiridos podem ter uma infinidade de usos. Isso é algo que desenhos de plantas, seções e planos não podem ser comparados.
Além de edifícios, o Cygnus também é uma escolha ideal para adquirir dados 3D para cidades modernas com instalações complexas acima e abaixo do solo, como viadutos, passagens elevadas, metrôs ou estacionamentos subterrâneos, que precisam ser reparados ou reconstruídos.
4 – Outras aplicações
Não apenas as aplicações mencionadas acima, mas diversos outros mercados também podem se beneficiar dessa tecnologia.
Para usuários geoespaciais, trabalhar com o Cygnus será mais eficiente e rápido do que usar GNSS e estações totais para levantamentos e mapeamento cadastral. Além disso, o Cygnus também pode ser usado para parte do trabalho de coleta de dados associado à conservação de patrimônio. E para a indústria de energia – provavelmente a indústria mais avançada no uso do LiDAR para aquisição e gerenciamento de modelos 3D – o Cygnus funcionará perfeitamente com os processos associados.
Perspectiva
O Cygnus é um dos produtos de digitalização a laser 3D mais convenientes, flexíveis e econômicos que podem melhorar significativamente a eficiência de uma ampla gama de processos de trabalho. Esta nova opção tecnológica está ganhando força e será combinada com diversas indústrias e aplicações no futuro.
Acesse e conheça mais sobre o SatLab Cygnus: www.embratop.com.br/produto/laser-scanner-satlab-cygnus/
Saiba mais: A Embratop está confirmada na feira DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL
Participe das feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Assista um resumo da feira de 2023: