publicidade

Sistema de Gestão Fundiária do Incra completa 10 anos em operação

Após uma década de operação do Sigef, foram obtidos ganhos significativos para a gestão fundiária brasileira, como aumento da produtividade dos agentes públicos e redução de ações judiciais

publicidade

O Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), chegou a 10 anos de operação, que resultaram em ganhos significativos para a organização do território brasileiro, como o aumento da produtividade dos agentes públicos e a redução de ações judiciais.

O Sigef é uma ferramenta eletrônica com objetivo de subsidiar a governança fundiária do território nacional. Por ele são efetuadas a recepção, validação, organização, regularização e disponibilização das informações georreferenciadas de limites de imóveis rurais, públicos e privados.

Em 23 de novembro de 2013 entrou em vigor o Sigef, no qual o credenciando adquire um certificado digital e tem acesso às funcionalidades correspondentes ao seu perfil, podendo certificar a propriedade eletronicamente, após realizar todo o procedimento de campo com aparelhos geodésicos e processamento dos dados em programas específicos.

O projeto do Sigef foi apresentado pela Câmara Técnica de Ordenamento Territorial, Regularização Fundiária e Gestão Ambiental do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu. O desenvolvimento do projeto é coordenado pela Serfal/MDA, com especificação em parceria com o Incra, que contribuiu com o conhecimento previamente acumulado para o projeto de certificação automatizada e-Certifica.

Replay: Novo prazo do Geo e Regularização de Imóveis Rurais

Por meio do Sigef são realizadas a certificação de dados referentes a limites de imóveis rurais e a gestão de contratos de serviços de georreferenciamento com a administração pública, compreendendo:

Áreas acima de 25ha têm que ser Georreferenciadas

Recentemente o Incra confirmou que, a partir de agora, todos os imóveis rurais com 25 hectares ou mais terão que fazer o georreferenciamento e certificação no caso de venda, doação, solicitar financiamento ou parcelar sua área.

De acordo com a Lei dos Registros Públicos, é necessário georreferenciar todos os imóveis rurais, ou seja, identificar suas coordenadas com precisão para obter uma descrição detalhada do formato, dimensão e localização dos mesmos.

Saiba mais: Incra confirma que todos os imóveis rurais com mais de 25ha terão que ser georreferenciados

Georreferenciar x Certificar

É importante não confundir a certificação com a simples medida georreferenciada do imóvel. Em algumas situações, o profissional pode sugerir que o imóvel seja georreferenciado, o que envolve fazer um levantamento preciso da área utilizando um GNSS Geodésico.

O georreferenciamento garante ao proprietário a certeza de que qualquer serviço ou negócio relacionado ao imóvel, como CAR (Cadastro Ambiental Rural), CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), compra ou venda, não terá problemas em relação ao tamanho da área.

A Certificação, por sua vez, é um processo realizado pelo Incra em conformidade com a Lei 10.267/2001. O Instituto utiliza o Sigef para certificar a inexistência de sobreposição com outros imóveis certificados e para verificar o cumprimento das especificações estabelecidas pelo Incra. O imóvel deve estar georreferenciado para ser certificado.

Saiba mais: Quem pode fazer Georreferenciamento de Imóveis Rurais?

Com informações e imagens do Incra e MDI


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023:

2023 Destaques|Highlights: SpaceBR Show, São Paulo - Brasil
publicidade
Sair da versão mobile