publicidade

Joby e NASA simulam operações com eVTOLs em espaço aéreo movimentado

Nas instalações da torre virtual Future Flight Central da NASA, foram feitas simulações com uma equipe de controladores de tráfego aéreo, avaliando como as operações de táxi aéreo podem ser integradas ao espaço aéreo atual

publicidade

A Joby Aviation, empresa que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para serviços comerciais de passageiros, concluiu com sucesso uma série de simulações de tráfego aéreo com o Centro de Pesquisa Ames da NASA, que avaliou como as operações de táxi aéreo podem ser integradas ao espaço aéreo atual, inclusive em aeroportos movimentados, usando ferramentas e procedimentos de controle de tráfego aéreo (ATC) existentes.

As simulações, desenvolvidas em conjunto pelos engenheiros da Joby e da NASA após um estudo de espaço aéreo de vários anos, testaram cenários com dezenas de eVTOLs por hora voando para dentro e para fora do complexo e movimentado espaço aéreo na região de Dallas-Fort Worth (DFW) usando o sistema de espaço aéreo atual.

A atividade foi realizada na Future Flight Central da NASA, uma instalação de torre virtual de alta fidelidade que oferece uma visão de simulação de 360 graus em tempo real de um aeroporto, onde uma equipe de engenheiros da NASA e da Joby, bem como pilotos e controladores de tráfego aéreo, simularam padrões de tráfego nos aeroportos Dallas Love Field (DAL) e DFW.

Durante a simulação, as equipes de controladores participantes testaram virtualmente a capacidade de integrar até 120 operações horárias de eVTOL – chegadas ou partidas – à Área Terminal Central do DFW, juntamente com o tráfego existente no aeroporto. Durante a atividade, até 45 aeronaves eVTOL simuladas estavam simultaneamente no ar no espaço aéreo Classe B do DFW.

“Essas simulações bem-sucedidas foram possíveis graças a anos de planejamento cuidadoso e colaboração entre duas organizações comprometidas com a redefinição do que é possível, e estamos orgulhosos de estar abrindo caminho para a comercialização em escala de táxis aéreos no Sistema Nacional de Espaço Aéreo”, disse o líder de Produto de Táxi Aéreo da Joby, Tom Prevot.

Os engenheiros da NASA e da Joby receberam representantes da FAA e da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo dos EUA (NATCA) para observar a simulação.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023:

2023 Feira|Exhibition: DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show, São Paulo - Brasil
publicidade
Sair da versão mobile