publicidade

Análise: em 2023 o mercado de Carbono se tornou uma solução global para a descarbonização

publicidade

2023 foi histórico para o setor de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), visto como uma das soluções para a descarbonização e para a redução e remoção da emissão de gases do efeito-estufa.

O CCS entrou está incluído no texto final da COP28, que recomenda o uso da tecnologia especialmente em setores em que o corte das emissões é mais difícil, e o Brasil também passou a integrar o Carbon Management Challenge, iniciativa global para estimular o setor de CCS.

Houve ainda avanços em relação a projetos no mundo, à regulação no Brasil e a importantes números e estatísticas relacionadas ao setor. O tema deve seguir em alta para o ano que vem e deve pautar encontros de grandes líderes globais.

“Em um momento crítico em que o planeta precisa cortar emissões, o CCS passou a estar cada vez mais presente na pauta de grandes debates sobre soluções climáticas. Isso é extremamente valioso porque precisamos pensar em múltiplas soluções para frear o aquecimento global. É preciso pensar no avanço do CCS como meio de descarbonização especialmente para setores que não conseguem cortar emissões facilmente, além de ajudar a equilibrar a demanda por energia e as metas de redução de emissões, ao mesmo tempo em que oferece um caminho para uma transição gradual justa e segura para fontes de energia renováveis e limpas”,

afirmam Isabela Morbach e Nathalia Weber, cofundadoras da CCS Brasil, associação que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) no país

Confira abaixo alguns dos principais avanços ao longo do ano de 2023 no Brasil e no mundo:

Saiba mais: Seminário Geotecnologias no meio ambiente e créditos de carbono acontece em maio na capital paulista.

Perspectivas para 2024

As cofundadoras da CCS Brasil também observampossuem perspectivas de que as tecnologias de Captura e o Armazenamento de Carbono continuarão a ser pauta das discussões sobre o meio ambiente e sustentabilidade ao longo de 2024 e deverão estar presentes em grandes encontros de líderes mundiais como os encontros da cúpula de G20 no país em 2024, a reunião do Clean Energy Ministerial, na cidade de Foz do Iguaçu, além de ser o ano preparatório para a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em 2025.

Além disso, elas destacam que a regulação sobre a Captura e o Armazenamento de Carbono deverá ser aprovada no Congresso Nacional e colocada em vigor em 2024, o que deverá reforçar o papel do CCS e ampliar o número de projetos no setor.

Com informações e imagens da CCS Brasil


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023:

publicidade