publicidade

UrbanV inicia testes com IA para detecção de aves em vertiporto

Sistema desenvolvido em parceria com a The Edge Company capta imagens e aborda potenciais obstáculos durante a operação de eVTOLs no aeroporto de Fiumicino, em Roma

publicidade

O sistema BCMS (Bird Concentration Monitoring System), concebido para combater as colisões de aves nos aeroportos, foi instalado no Test Vertiport UV-0 da UrbanV no aeroporto de Fiumicino, em Roma, na Itália, e começou a captar imagens para mapear a vida selvagem local e abordar potenciais obstáculos que possam surgir durante as fases de voo dos eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.

Esta iniciativa permitirá à UrbanV monitorizar em tempo real os riscos associados a colisões com aves e obstáculos. O processo de monitorização é automatizado e sem danos ao meio ambiente, facilitado pela Inteligência Artificial (IA), em parceria com The Edge Company, uma empresa italiana de tecnologia. Os dados de vídeo captados pelas câmaras são processados por redes de IA, agregando automaticamente uma vasta quantidade de dados verificáveis.

O Test Vertiport UV-0 da UrbanV beneficia da sua localização estratégica dentro de um sandbox de regulamentação, uma zona experimental cuidadosamente selecionada e aprovada pela Autoridade da Aviação Civil Italiana (ENAC). Esta configuração única permite o teste de interfaces complexas entre o espaço aéreo controlado, semelhante ao de um aeroporto civil internacional, e o espaço aéreo operacional essencial para os Serviços Aéreos Urbanos (UAS). Graças a este sandbox, a UrbanV, juntamente com a Aeroporti di Roma, tem como objetivo apoiar o grupo de trabalho nacional para o “Plano de Implementação do Roteiro AAM italiano”.

“Na UrbanV, a nossa missão é melhorar a vida das pessoas, oferecendo uma alternativa rápida, eficiente, segura e amiga do ambiente para o transporte aéreo de pessoas e mercadorias em curtas distâncias”, afirmou Carlo Tursi, Diretor Executivo da UrbanV. “A nossa visão é tornarmo-nos um operador global proeminente de redes de vertiportos, começando por Itália e França, onde estamos a trabalhar com os nossos parceiros fundadores para estabelecer as primeiras rotas AAM à escala global”, completou.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023:

2023 Feira|Exhibition: DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show, São Paulo - Brasil
publicidade
Sair da versão mobile