A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) revisaram os requisitos de certificação de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e deixaram as regulamentação mais uniformes entre as agências.
A FAA publicou uma circular consultiva (AC) para criar a base de certificação de tipo para aeronaves eVTOL e de continuidade de segurança. A circular estabelece os meios aceitáveis para demonstrar conformidade com os requisitos Part 21 da FAA para aeronaves de classe especial. Essa AC está aberta para comentários por 60 dias.
Já a EASA lançou a segunda edição do documento que contém as regras de condições especiais para as aeronaves com capacidade de decolagem e pouso vertical, incorporando novos requisitos em acordo com a FAA, especialmente relacionados a segurança, qualidade de manuseio e falhas.
“A FAA e a EASA alcançaram um marco significativo no caminho para a certificação de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical”, disse a FAA em comunicado oficial. Isso também representa um progresso importante em nosso esforço para alinhar mais estreitamente as iniciativas de regulamentação e políticas entre os Estados Unidos e a União Europeia. Estamos empenhados em garantir a segurança do público que voa, tanto no país quanto no exterior”, completou.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço e eVTOLs
Confira um resumo da feiras MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: