A Planet Labs anunciou que seu primeiro satélite hiperespectral, Tanager-1, junto com 36 SuperDoves foram lançados com sucesso em órbita durante a missão Transporter-11 Rideshare a bordo de um foguete da SpaceX, que decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg na última sexta-feira (16/8). A equipe Planet já fez contato com sucesso com o Tanager-1 e iniciou seu processo de comissionamento.
O Tanager-1 é possível graças à Carbon Mapper Coalition, um esforço financiado filantropicamente para desenvolver e implantar satélites projetados para detectar e rastrear superemissores de metano e CO2 em um nível de granularidade necessário para dar suporte à ação direta de mitigação. O Tanager-1 combina a tecnologia de ponta aeroespacial ágil e de barramento de pequenos satélites da Planet com o design de espectrômetro de imagem de última geração desenvolvido no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.
“Este é um esforço incrível de toda a Califórnia! Um satélite Planet carregando uma carga útil do JPL em um foguete SpaceX, da Base Aérea de Vandenberg para uma instituição de caridade da Califórnia, a Carbon Mapper, para ajudar o estado da Califórnia! Estamos orgulhosos de fazer parte disso”,
disse Will Marshall, cofundador e CEO da Planet.
“Entregar soluções espaciais inovadoras para nossos clientes que melhorem as condições ambientais é essencial para nossa missão. Colocar tecnologia de espectrômetro de imagem de ponta em uma plataforma de satélite pequeno é uma conquista notável para esta coalizão. Estou incrivelmente orgulhoso de nossa equipe e de todos que ajudaram a dar vida a este satélite”, concluiu.
O metano é um potente gás de efeito estufa que é responsável por cerca de 30% do aquecimento atmosférico desde 1750. Para desacelerar e, finalmente, interromper o aquecimento global, as emissões de metano devem ser reduzidas nesta década, juntamente com um programa sustentado para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2). As imagens futuras do Tanager serão analisadas por cientistas especialistas no Carbon Mapper para detecção e quantificação de fontes de metano e CO2, enquanto a Planet comercializará os dados hiperespectrais para uma variedade de casos de uso, incluindo monitoramento de defesa e inteligência, avaliações de biodiversidade, mapeamento de minerais e avaliações de qualidade da água.
“O lançamento bem-sucedido do Tanager-1 é uma prova do poder da colaboração. Nossa parceria com a Planet e a Carbon Mapper exemplifica como podemos nos unir para desenvolver soluções inovadoras que abordem nossos desafios climáticos mais urgentes. O JPL tem uma longa história de desenvolvimento de instrumentos avançados e o espectrômetro de imagens a bordo do Tanager-1, combinado com a experiência da Planet, impulsionará o impacto para monitoramento e mitigação ambiental. Estamos animados em ver o sucesso contínuo desta coalizão e estamos orgulhosos de fazer parte dela”,
disse Laurie Leshin, Diretora do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA
Riley Duren, cofundador e CEO da Carbon Mapper, disse:
“Qualquer esforço sério para enfrentar as mudanças climáticas deve incluir um foco na minimização de fontes pontuais de alta emissão, particularmente os ‘superemissores’ de metano, onde uma pequena fração da infraestrutura contribui desproporcionalmente para as emissões totais. Existem soluções disponíveis hoje que são capazes de eliminar vazamentos desnecessários e práticas de desperdício, mas até agora a maioria das fontes de emissão permaneceu despercebida nas escalas granulares necessárias para orientar a ação de mitigação. Estamos incrivelmente animados para aplicar os recursos exclusivos da Tanager para tornar as emissões de metano e CO2 visíveis em alta resolução globalmente — traduzindo dados em informações transparentes e acionáveis para ajudar os tomadores de decisão a agir agora. Não há tempo a perder.”
SuperDoves
Além do Tanager-1, o foguete Transporter-11 entregou 36 SuperDoves à órbita para contribuir com a principal missão de monitoramento global diário da Planet. Os dados do PlanetScope são usados por centenas de clientes em defesa e inteligência, governo civil e mercados comerciais para tomar ações informadas e contextualizar melhor os eventos que estão vendo no local agora. A varredura diária e o arquivo profundo de dados da Planet em todo o mundo fornecem aos clientes uma visão contínua e abrangente de suas áreas de interesse. Além disso, o arquivo atua como um rico campo de treinamento para aprendizado de máquina preditivo e modelos avançados de inteligência artificial, acelerando a capacidade dos usuários de extrair insights dos terabytes de dados coletados pela Planet a cada dia.
Com informações e imagens da Planet
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs
Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: