A cidade de Brisbane, na Austrália, incluiu a mobilidade aérea urbana em seu planejamento de transporte para a Olimpíada de 2032. O documento The Race to Gold – Brisbane’s Games Transport Legacy aponta a oportunidade que a cidade tem para viabilizar voos com eVTOLs e integrá-los a outros modais.
De acordo com o plano, a mobilidade aérea urbana poderia reduzir drasticamente o tempo de viagem entre importantes pontos da região e também se tornar uma nova opção para fomentar o turismo na província de Queensland.
Durante os Jogos Olímpicos de 2032, o objetivo é oferecer serviços de táxi aéreo elétrico entre aeroportos, centro da cidade e locais de competições. Como consequência, a cidade de Brisbane espera criar mais empregos e gerar mais negócios com a mobilidade aérea urbana.
O documento aponta quatro principais oportunidades para a cidade:
- Criar opções de viagem mais rápidas para destinos regionais, incluindo Moreton Bay, Sunshine Coast, Gold Coast e Scenic Rim;
- Explorar o acesso direto ao centro da cidade a partir dos principais centros de transporte;
- Complementação de futuros serviços autônomos de táxi aéreo;
- Maximizar as oportunidades de turismo entre os aeroportos domésticos e privados, o terminal internacional de cruzeiros de Brisbane e os locais dos jogos.
O detalhamento desse plano será entregue até 2026, com aprovações e testes até 2030. A expectativa é de que os voos com eVTOLs estejam operacionais em 2031, um ano antes da Olimpíada.
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: