publicidade

Planet Labs divulga as primeiras imagens do satélite hiperespectral Tanager-1

O Tanager-1 combina a tecnologia de ponta aeroespacial ágil e de barramento de pequenos satélites da Planet com o design de espectrômetro de imagem de última geração

publicidade

A Planet Labs PBC, uma das fornecedoras líderes de dados diários e insights sobre a Terra, divulgou as primeiras imagens do seu satélite Tanager-1. O primeiro conjunto de imagens é de Karachi, Paquistão, e foi obtido em 19 de setembro de 2024, de uma altitude de 522 quilômetros.

Nos meses seguintes, espera-se que parceiros (como Carbon Mapper) e clientes usem os dados para monitorar e mitigar emissões pontuais de metano e CO2, dois gases de efeito estufa potentes.

A Planet também planeja disponibilizar comercialmente os dados hiperespectrais para uma variedade de casos de uso, incluindo monitoramento de defesa e inteligência, avaliações de biodiversidade, mapeamento de minerais, avaliações de qualidade da água e muito mais.

O Tanager-1 foi lançado no Transporter-11 em 16 de agosto de 2024. Este é o segundo satélite Planet a alavancar a plataforma Planet Smallsat e passou por um processo de comissionamento de barramento de satélite de um mês.

“Estamos satisfeitos por já termos progredido para as primeiras atividades. Aproveitando nossa década de experiência operacional, nossas equipes estão rapidamente progredindo em direção às operações de produção deste satélite”,

disse Mark Longanbach, vice-presidente sênior de missões da Planet.

O satélite é o primeiro de uma constelação hiperespectral planejada (possibilitada pela Carbon Mapper Coalition) que combina a tecnologia aeroespacial ágil de ponta e o barramento de pequenos satélites da Planet com o design de espectrômetro de imagem de última geração desenvolvido no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (NASA JPL).

O Tanager-1 é capaz de gerar imagens de todos os comprimentos de onda entre 400 e 2500 nm simultaneamente e espera-se que forneça de dados ricos — imagens do solo, mas com 420 cores (‘canais espectrais’) — que permitem aos usuários detectar uma infinidade de características de superfície, desde emissões de gases a produtos químicos do solo e espécies de plantas.

Nas imagens divulgadas, a Planet mostra uma imagem RGB padrão, uma imagem infravermelha próxima em falsa cor e imagens infravermelhas de ondas curtas em falsa cor para mostrar a ampla faixa de comprimento de onda abordada pelo satélite. Essas imagens mostram apenas 6 das 400 bandas totais disponíveis para o Tanager.

“A primeira imagem do Tanager é o maior marco do programa até agora. Esta imagem demonstra o espectrômetro de imagem de classe mundial do Planet e fornece um resultado tangível para os anos de investimento e esforço. É o começo, mas estamos muito satisfeitos com a qualidade que estamos vendo, e acreditamos que a primeira imagem é apenas uma prévia de coisas incríveis que estão por vir”,

disse Mark Keremedjiev, Diretor de Missão da Planet para a Missão Hipespectral Tanager

O Planet planeja continuar a desenvolver o sucesso de sua plataforma Smallsat à medida que o Pelican-2 avança em direção à prontidão para o lançamento nos próximos meses. Com esta plataforma modular e extensível, o Planet está aplicando sua filosofia de desenvolvimento aeroespacial ágil às missões Pelican e Tanager para impulsionar melhorias contínuas nos produtos que oferece aos clientes.

O Planet continuará com as atividades de comissionamento de carga útil nos próximos meses e planeja começar a fornecer dados aos clientes em 2025.

Com informações e imagens da Planet


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024:

2024 Feiras/Exhibitions Droneshow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
publicidade
Sair da versão mobile