O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para regulamentar operações de lançamentos comerciais por operadores privados no território nacional.
O documento estabelece as responsabilidades das autoridades espaciais militar e civil, promovendo a integração entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a AEB. Além disso, o acordo reforça a natureza dual do Programa Espacial Brasileiro, combinando esforços civis e militares para fortalecer a segurança, a defesa nacional e o desenvolvimento da atividade espacial civil.
Durante a cerimônia de assinatura do acordo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida destacou a importância da colaboração entre as esferas pública e privada. “O espaço é uma atividade tão complexa que exige o esforço conjunto entre o público e o privado, o militar e o civil. Esse evento simboliza uma parceria sólida entre a Força Aérea Brasileira e a Agência Espacial Brasileira, com um impacto promissor para o futuro do Programa Espacial Brasileiro”, destacou.
O presidente da AEB, Marco Antônio Chamon, ressaltou o papel estratégico da parceria. “Este acordo consolida avanços necessários para posicionar o Brasil como destino ideal para bases espaciais comerciais. É uma oportunidade que potencializa nossas capacidades naturais e fortalece o trabalho conjunto entre AEB e COMAER”, declarou.
Com informações e imagem da Força Aérea Brasileira (FAB)
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Para obter seu ingresso na feira ou inscrever-se nos cursos, seminários e fóruns dos eventos que acontecem de 3 a 5 de junho em São Paulo (SP), acesse:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Destaques da última edição: